app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5821
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN19102024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 19/10/2024 - Matéria atualizada em 19/10/2024 às 04h00

Embora com muitas chances de ser reeleito pela terceira vez presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, por ser o PL o maior partido na Casa de Mário Guimarães, Galba Netto não terá vida fácil nessa disputa, como avaliam alguns dos seus aliados.

A revelação está sendo feita por um vereador reeleito sob a condição de anonimato, elegendo a disputa com a chegada de vereadores novatos que vão, certamente, deixar a disputa bastante acirrada. Adicione-se a isso a possibilidade de o vereador Marcelo Palmeira também entrar na disputa.

CONDIÇÕES

Não será apenas a maioria da bancada do PL que definirá os rumos da eleição da Mesa Diretora. O processo será longo e necessitará de muitas negociações.

AO SEU TEMPO

Até agora – como já era previsível –, o prefeito JHC tem aproveitado para descansar da campanha e observa de longe o início das negociações sobre a possível eleição de Galba Netto no início do próximo ano. Como é do seu temperamento, só vai entrar na disputa no tempo certo, como fez com a indicação do seu vice, senador Rodrigo Cunha.

TRABALHO CONTINUA

Já o MDB, que tem em seus quadros o Governador Paulo Dantas, bem avaliado tanto na capital como no interior do Estado, vai engrenar uma marcha de força para ajudar ainda mais os municípios na execução de obras sociais e de infraestrutura e, nas composições, pode alterar o secretariado.

FAZ PARTE

Aliados do Governador garantem que a pressa dele é para cumprir todas as promessas de campanha, o que tem feito com eficiência e pontualidade, mas ele demonstra não estar satisfeito com alguns setores da administração pública.

RESPOSTA

Como o governo tem cumprido com as suas missões, investindo pesadamente em saúde, educação e segurança pública, a perspectiva é de que chegue em 2026 com cacife suficiente para jogar pesado nas eleições que escolherão seu substituto, senadores, deputados federais e estaduais.

SOB AVALIAÇÃO

Com as especulações em torno das duas vagas para o Senado em 2026, eis que surge, nos bastidores, a possibilidade – remota, é verdade – de o prefeito Luciano Barbosa, de Arapiraca, entrar no jogo, em que certamente estarão com o mesmo objetivo Arthur Lira e Renan Calheiros. É possível? Sim. É provável? Não.

OUTRO RUMO

Para isso acontecer, Luciano teria que sair do MDB, onde permaneceu aos trancos e barrancos, e se abrigar em um outro partido, que não fosse o Partido Progressista, de Arthur Lira, nem o União Brasil, comandado por ele no Estado.

ESVAZIAMENTO

Todas essas alternativas já fazem parte da onda para 2026, em que alguém vai perder nesse jogo, com outra candidatura forte certamente podendo enfraquecer Renan ou Lira na corrida ao Senado.

Mais matérias
desta edição