app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN20122024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 20/12/2024 - Matéria atualizada em 20/12/2024 às 04h00

A Prefeitura de Maceió dá a impressão de que não tomou conhecimento da decisão do juiz Emanoel Dória de desconsiderar as ações do Departamento Municipal de Trânsito e suspender as faixas verdes e os sinais de estacionamento proibido na orla marítima que tanto têm prejudicado o comércio, turistas e os maceioenses em geral.

Como a liminar concedida às associações e diversas entidades de classe determina a suspensão imediata das normas adotadas pelo DMTT, é de se estranhar o fato de a parafernália continuar intacta na Praia da Ponta Verde.

DESCUMPRINDO

Como não se vê nenhuma movimentação por parte do município para reparar os danos já causados, pode-se prever que as multas diárias estabelecidas pela Justiça começarão a ser aplicadas, com responsabilização de gestores da área e do próprio prefeito JHC, que parecem ignorar a determinação.

MULTAS

Com o prefeito JHC se mantendo indiferente ao que está acontecendo, a Câmara de Vereadores tomou a iniciativa de anular as multas dos motoristas que eventualmente tenham sido punidos nos últimos dias na Avenida Sílvio Viana. Com a decisão da Justiça, afirmam vereadores, não se justifica a DMTT multar os condutores.

SEM ESTUDOS

Como a adoção das medidas foram feitas sem um estudo amplo, principalmente nesta época do ano, como diz o despacho do juiz Emanoel Dória, indica o bom senso que a população, associações de bairros, bares, restaurantes e ambulantes, que tentam sobreviver durante as festas de final de ano, deveriam ao menos ter sido consultados antes da implantação de faixas verdes no local.

PREJUÍZO

Os comerciantes, os mais afetados pela decisão da prefeitura, pela dificuldade da população de estacionar seus veículos em boa parte da região, poderão procurar a Justiça para que o município possa reparar os prejuízos, considerados até agora incalculáveis.

SALÁRIOS

Hoje, sexta-feira, o governo do Estado está antecipando o pagamento dos salários de dezembro de cerca de 80 mil servidores, oxigenando assim o comércio em Maceió e de municípios do interior.

REFORÇANDO

Como a movimentação passou a ser intensa em todas as regiões da capital, mais especificamente a orla marítima e o comércio central, a Polícia Militar reforçou o policiamento para evitar a ação de trombadinhas e outros marginais. Agentes da Polícia Civil também fazem o trabalho de investigação nos lugares mais movimentados.

PÉ NO FREIO

Ao apagar das luzes, a Câmara Federal colocou o pé no freio e rejeitou a volta do seguro DPVAT, que tinha como objetivo indenizar vítimas de acidentes de trânsito e que está suspenso desde 2021. O placar foi de goleada: 444 votos favoráveis contra apenas 16 contrários.

Mais matérias
desta edição