app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN24122024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 24/12/2024 - Matéria atualizada em 24/12/2024 às 04h00

Independentemente ou não de fake News envolvendo o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, o nervosismo financeiro sobre corte de gastos levou a uma disparada do dólar na semana passada e deixou as autoridades monetárias em alerta.

O mercado financeiro reagiu com preocupação com receio da alta da inflação, mas o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, garantiu que a situação é passageira. A reforma, no entanto, agradou a vários setores da economia, mas alguns segmentos podem sofrer alterações nesse cenário fiscal.

DESCUMPRIDA

Outra notícia que não agradou ao mercado foi o Banco Central ter admitido oficialmente que a meta de inflação, este ano, será descumprida pelo terceiro ano consecutivo, podendo ocorrer, novamente, o aumento futuro nas taxas dos juros.

INSISTÊNCIA

Mesmo que tenha desagradado à população de uma maneira geral, o DMTT optou por recorrer da decisão do juiz Emanuel Dória de suspender as ações na Avenida Sílvio Viana. Para comerciantes prejudicados da região, isso é uma insensatez da Prefeitura de Maceió.

VITRINE PRESERVADA

A prefeitura tem dado uma atenção especial às praias de Pajuçara e Ponta Verde neste final de ano, mas precisa se dedicar também à periferia da cidade, que está, em alguns pontos, mergulhada na sujeira, com montanhas de lixo que podem causar doenças à população.

NÓ POLÍTICO

Como anda fazendo acordos que o beneficiem, o prefeito JHC parece estar esquecendo que a população tem boa memória. As alianças andam lado a lado dos interesses de cada um, e o prefeito não tem perdido oportunidade para avançar. Sabe, entretanto, que a caminhada é dura e cheia de surpresas.

CALOTE

A título de honrar o pagamento de salários, o prefeito de Maceió colocou na gaveta todas as autorizações de gratificação de função das secretarias do município, o que tem desagradado servidores comissionados. Previsão? Só Deus sabe.

OPÇÃO MINISTERIAL

Mesmo que o deputado Arthur Lira não entre em detalhes sobre seu futuro depois de deixar a presidência da Câmara, o que se comenta em Brasília é que, numa possível reforma ministerial, ele poderia assumir o Ministério da Agricultura ou mesmo o Ministério da Saúde, onde tem vasta experiência.

PREVISÃO

A indicação de que será ministro de Lula reforçaria o poder de fogo do deputado Arthur Lira e daria suporte a um amplo projeto para ganhar maior densidade eleitoral na capital e no interior.

DE FORA

Com a perspectiva de apoiar Renan Calheiros e Arthur Lira para o Senado, certamente o Partido dos Trabalhadores fecha a porta para o deputado Paulão, que poderia receber apoio do Planalto para sua reeleição na Câmara dos Deputados.

Mais matérias
desta edição