app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN18012025

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 21/01/2025 - Matéria atualizada em 21/01/2025 às 04h00

Ao afirmar que o governo errou no episódio do Pix e deu chances à oposição, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, dá pistas durante entrevista concedida ao jornal O Globo na última sexta-feira (17) de que tem dois objetivos através do seu partido, o MDB: ou será candidato a vice numa possível chapa de reeleição de Lula ou irá encarar a disputa pelo governo de Alagoas.

Embora seja muito prematura uma decisão desse porte, as eleições de 2026 já estão à porta, e o cenário político começa a ser desenhado. Renan Filho sabe que é a hora de aparecer e críticas pontuais ao governo Lula mostram que ele deseja se tornar protagonista em um quadro que carece de novas lideranças.

RECADO

Mesmo que exista a possibilidade de uma chapa puro-sangue do PT, o ministro dos Transportes sugere que, no máximo, o MDB estará neutro nas eleições de 2026 ou terá candidato próprio. E o Presidente, segundo ele, “terá que olhar o que o ajuda mais eleitoralmente e na sustentação congressual”.

OPÇÃO FUTURA

Se Renan Filho atender à recomendação do Presidente Lula de que “de vez em quando me diz para eu não ser candidato”, é por que tem algo mais no ar do que os aviões de carreira.

ESCOLHA

As declarações de Renan Filho ressoaram como um recado à cúpula do MDB e a urgência do partido em pensar em uma outra alternativa para o governo de Alagoas. Mesmo que não descarte uma candidatura majoritária em 2026, o assunto passa a ser o centro das discussões.

REFORÇANDO

Se o argumento do Ministro dos Transportes for à frente, a candidatura do prefeito JHC ao governo do Estado cresce cada vez mais. Renan Filho, entretanto, deverá, forçosamente, decidir qual rumo tomará daqui pra frente. E logo.

PROJEÇÕES

Nas entrelinhas, Renan Filho diz que o Presidente pontua que ele já foi governador e que é importante ter figuras experientes no Senado e “na Esplanada”. E arremata assegurando que “a política está mudando muito, tem um ambiente de mentiras que precisa ter gente com densidade para combater”.

EUFORIA

As colocações do ministro Renan Filho foram recebidas no final de semana com euforia. Se ele não for candidato, JHC passa a ter a preferência para disputar o governo de Alagoas e deixará o MDB na mão.

FILIAÇÃO

O prefeito reeleito de Coruripe, Marcelo Beltrão, que obteve a maior votação proporcional de Alagoas nas eleições municipais de 2024 (90,22% dos votos válidos), formalizará hoje sua filiação ao MDB. O ato será realizado na sede do diretório estadual do partido, em Maceió, às 10h, e contará com a presença do senador Renan Calheiros, presidente do MDB em Alagoas. Durante a cerimônia, também será oficializada a adesão dos prefeitos Jorge Nutes (Feliz Deserto) e Felipe Jatobá, eleitos pelo Partido Progressista (PP). Na ocasião, o senador Renan Calheiros deve anunciar o apoio do MDB à candidatura de Beltrão à presidência da AMA.

Mais matérias
desta edição