Distanciamento iminente
Centrão pode desembarcar do governo Lula

O distanciamento político do Centrão com o governo Lula, que parece ser iminente, tem causado certas preocupações às lideranças no Congresso Nacional e especialmente em Alagoas. Como o Presidente vai resolver é a principal questão.
O que se comenta amplamente em Brasília é que o Centrão começa a se distanciar do Palácio do Planalto, mas, em contrapartida, o governo federal procura estreitar os laços com o MDB, o que respinga diretamente na política alagoana.
SINAL
Como o deputado Arthur Lira parece estar fora da jogada e outras siglas que compõem o Centrão também, o problema é encontrar uma nova fórmula para que não sofram a mudança de temperatura na campanha que se avizinha.
NEGOCIANDO
Aliados do ex-presidente da Câmara acreditam que governo e o Centrão chegarão a um bom termo, pelo principal motivo: ou acerta os ponteiros ou dificilmente terá capacidade de governar.
PRESERVAÇÃO
Um dos pontos negociáveis é a manutenção dos cargos federais principalmente em Alagoas. Seria o primeiro passo para não haver um rompimento explícito entre os insatisfeitos e o governo do Presidente Lula.
ENTRAVE
Como o deputado Isnaldo Bulhões não foi indicado ministro do lugar de Alexandre Padilha, que agora está na Saúde, o MDB, aqui no Estado, tentará novos investidas para que possa superar a frustação de não ter dois ministros em Alagoas, o que lhe facilitaria a vida nas próximas eleições.
ACELERADA
As negociações estão sendo tratadas com muita pressa, mesmo porque os prováveis futuros candidatos às eleições majoritárias em Alagoas querem saber onde estão pisando. Há quem diga, pelas circunstâncias, que um grande acordo em nível nacional está prestes a acontecer e, aí, ninguém sairia perdendo.
1º ROUND
Ainda não foi dessa vez que os deputados Alfredo Gaspar e Fábio Costa conseguiram derrotar o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, que teve o respaldo do Supremo Tribunal Federal, por meio do ministro Flávio Dino, para permanecer no comando da instituição. Até as eleições do próximo ano, novos lances estão previstos entre os adversários.
EMBATE
Ou Renan Filho ou JHC. Esta é a mais provável disputa para o governo do Estado que deve acontecer em breve. Quem perder a eleição também se atrapalha. Tanto JHC que poderá ficar um bom tempo hibernando, quanto Renan Filho, o qual, mesmo com mais 4 anos de mandato, sofrerá um desgaste político irreparável.
JOGANDO PESADO
Para não ter dúvidas quanto ao número de votos que obterá em Maceió, JHC tem acenado até para a oposição nos bastidores. Ele sabe que Maceió e Arapiraca farão a diferença.
LUTO
Faleceu nessa sexta-feira (7), aos 89 anos, o ex-prefeito de Maceió e ex-deputado federal Vinicius Cansanção Filho. Natural do Pilar, onde nasceu em 23 de agosto de 1935, Cansanção teve uma trajetória marcante na política alagoana e nacional, sendo um dos nomes que representaram o Estado na Assembleia Nacional Constituinte de 1988, responsável pela elaboração da atual Constituição.