Política em Alagoas
Transferência de comando do União Brasil em Alagoas é iminente

A transferência do domínio do partido União Brasil para o deputado Alfredo Gaspar é apenas uma questão de tempo, ou seja, é previsível que Arthur Lira perca o comando da legenda em Alagoas. Isso não quer dizer, entretanto, que possa ocorrer algum estremecimento entre os dois, que participaram juntos das últimas eleições e prometem continuar com a dobradinha para as eleições de 2026. Atualmente sob a presidência de Luciano Cavalcante, o União Brasil deverá continuar fortalecendo a direita no Estado, em um processo que virá com as eleições do próximo ano, cujos candidatos majoritários andam em ritmo acelerado para definir suas posições.
DEFINIDO
No foco, a candidatura iminente ao cargo de governador pelo prefeito de Maceió, JHC, que não esconde mais entre seus mais chegados aliados que esta é a sua vez, mesmo que tenha de enfrentar o senador e Ministro dos Transportes, Renan Filho.
SEM ACORDO
Mesmo que existam possibilidades mais amplas de um acordão entre algumas lideranças do Estado, por parte do deputado Arthur Lira uma dobradinha com o senador com vistas ao Senado é praticamente impossível. Até o momento não se sentam à mesma mesa e, caso isso venha a acontecer, o almoço pode ser indigesto.
PREPARANDO
Anunciando repetidas vezes que ficará no governo até o final do seu mandato – portanto, presidindo as eleições de 2026 –, Paulo Dantas tem preparado o terreno para que o MDB continue no poder.
DE QUE LADO?
Como o relacionamento do deputado Paulão com o senador Renan Calheiros não é nada republicano, depois que o petista admitiu disputar uma das cadeiras para o Senado Federal, resta saber qual a estratégia que ele usará nas eleições do próximo ano. Por enquanto, Paulão mergulha para eleger seu candidato para a presidência do diretório estadual do PT, onde enfrentará o deputado Ronaldo Medeiros.
ACESA
A disputa no partido permanece quente, e a oposição ainda insiste no esclarecimento sobre o uso dos recursos do Fundo Partidário nas últimas eleições. Como o assunto é batata quente, as duas partes estudam uma solução para evitar expor o partido perante a opinião pública.
PEGANDO FOGO
Enquanto os candidatos ao governo do estado começam a corridas com vistas às eleições de 2026, os grupos dos deputados Paulão e Ronaldo Medeiros travam intensa luta para dominar o diretório regional, onde um dos dois sairá bastante enfraquecido. Até lá muitas especulações darão o tom da campanha.
CASO CRÔNICO
A avenida Pierre Chalita que é a porta de entrada da região Norte, continua sendo ignorada pelo poder público municipal. Além de ser depósito de lixo dos mais diferentes locais de Maceió, abriga sob o viaduto Jacarecica famílias em situação degradante. Parece não existir serviço social na prefeitura da capital