Risco geológico
Avanço do afundamento do solo preocupa e exige ação emergente

Após a revelação de que a movimentação do solo vem avançando além da Avenida Fernandes Lima, o que tem aterrorizado a população, os órgãos públicos parecem ter despertado para a necessidade de uma ação mais efetiva em cima do problema, o qual pode comprometer futuramente toda a região.
Novos laudos técnicos com informações precisas e acompanhamento pela Câmara de Maceió, Defensoria e Ministério Público, são as medidas mais emergentes que devem ser adotadas.
MONITORAMENTO
Mais do que as providências que estão sendo tomadas, o monitoramento é condição indispensável na região. As ações precisam ser realizadas permanentemente, e os resultados devem ser dados a conhecer a toda a sociedade, para evitar novas surpresas, no mínimo bastante desagradáveis.
PARTICIPAÇÃO
Como ainda não se eximiu das responsabilidades inerentes à perfuração das minas de sal-gema que causaram toda essa confusão, gerando desocupações de moradias e de prédios comerciais, com milhares de indenizações sendo pagas, a Braskem deve usar todos os seus meios técnicos para acompanhar a evolução da movimentação do solo que tem assustado a população de forma geral.
COBRANÇA
A cobrança mais forte e novos laudos para avaliação permanente do fenômeno geológico tem que ser contínuo, de preferência com a participação do Serviço Geológico do Brasil especialista em fatos dessa natureza, para evitar novas surpresas só agora de conhecimento público.
AGORA, NÃO
Mesmo que o governo federal tenha estabelecido imposto zero para alguns alimentos da cesta básica, os governadores ainda estão reticentes em acompanhar a medida. Até agora, porém, só discussões sobre o tema, mas nada ainda de prático.
URGÊNCIA
Como a situação é considerada emergencial – a popularidade do Presidente da República vem caindo assustadoramente –, recomenda-se que os governos, especialmente do Nordeste, cheguem logo a uma decisão. Os produtos que têm empurrado a inflação para cima são o café, açúcar, carne, milho e azeite, que poderão eventualmente ter seus preços reduzidos.
IMPOSTO DE RENDA
Desde ontem, a Receita Federal está recebendo as declarações de Imposto de Renda. O término será no dia 30 de maio. A Gazeta de Alagoas trouxe, neste final de semana, uma matéria bem explicativa e as modificações para o ano base de 2024.Segundo informações da RF, o contribuinte começará a receber sua restituição no dia 30 de maio, último dia da entrega da sua declaração.
PRIORIDADE
prioridade do Partido dos Trabalhadores neste momento é a eleição do novo presidente regional, que pega fogo nos bastidores da agremiação. Depois disso, é avaliado o poder de fogo do deputado Paulão para viabilizar sua candidatura ao Senado, que vai, certamente, mexer com pesos pesados da política alagoana.