Viagem
Lula leva alagoanos em comitiva ao Japão

A comitiva do Presidente Lula em sua viagem ao Japão conta com a presença de nomes estratégicos de Alagoas, evidenciando o peso político do Estado no governo federal. Além do Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), figuram na delegação os deputados federais Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara, e Isnaldo Bulhões (MDB-AL), líder do governo na Casa.
A participação dos três parlamentares alagoanos reforça a articulação política em torno de Lula, especialmente no Congresso, onde Lira e Bulhões são peças-chave para a governabilidade. Renan Filho, por sua vez, representa não apenas um ministério prioritário para a infraestrutura, mas também a força do grupo político de Alagoas, que mantém influência tanto no Planalto quanto no Legislativo.
ALIADOS
A viagem, focada em atrair investimentos e fortalecer laços diplomáticos, também serviu para aproximar Lula de aliados fundamentais, como Lira, cujo apoio é vital para a aprovação de projetos do governo e também para uma possível candidatura do presidente à reeleição. A presença de uma bancada alagoana de peso na comitiva simboliza, assim, a convergência de interesses entre o Executivo e a base congressista tanto para o momento presente quanto para o próximo ano.
MERCADO JAPONÊS
O ministro Renan Filho e o deputado federal Arthur Lira participaram, ao lado do presidente Lula, de um encontro com empresários da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) no Japão, nessa terça-feira (25). O foco da reunião foi a negociação para a abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira, uma medida estratégica para alavancar a economia do Brasil, com foco no setor agropecuário.
ESTRUTURA LOGÍSTICA
Ao final da reunião, Renan Filho destacou aos jornalistas que um dos pontos fortes para a expansão da capacidade de exportação do Brasil passa pelo fortalecimento da estrutura logística que obteve avanços históricos nos últimos dois anos. “Construímos novos caminhos logísticos capazes de transportar a nossa produção com agilidade e segurança para dentro e fora do país. Mais exportação significa mais produção no Brasil, mais emprego e mais renda para o povo brasileiro”, pontuou.
AGENDA ESTRATÉGICA
Arthur Lira, que tem entre suas bandeiras o fortalecimento do agronegócio nacional, ressaltou a importância da missão. “A abertura do mercado japonês será um passo importantíssimo não só para o setor de proteína animal, mas também para impulsionar nossa balança comercial. É uma agenda estratégica para o país”, afirmou o parlamentar.
OVERBOOKING
Durante a sessão de ontem da Câmara Municipal, o vereador Rui Palmeira (PSD) ironizou a ausência do prefeito JHC (PL) em Maceió, já que ele tem passado muito tempo em Brasília. “Soube que ele não acompanhou o Presidente Lula ao Japão por overbooking (superlotação). Até o dia 1º de abril, ele deve estar por aqui”, disse Rui, que fez críticas à atual gestão.