Pesquisa
Levantamento aponta que 56% dos alagoanos reconhecem promessas cumpridas por Paulo Dantas

Pesquisa realizada pelo Ibrape, entre os dias 15 e 17 de março, aponta que 56% dos alagoanos consideram que o governador Paulo Dantas cumpriu as promessas de campanha nos dois primeiros anos de governo. Desse percentual, 19% afirmaram que sim e outros 37% reconheceram o cumprimento parcial dessas promessas – feitas para um período de quatro anos de gestão, com término em 2026.
De forma espontânea, quando perguntados sobre as promessas cumpridas, os entrevistados lembraram projetos como as creches Cria, melhorias das estradas, construção de hospitais, reforma de escolas e construção de Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps), entre outros.
MISSÃO
O deputado federal Rafael Brito (MDB/AL), presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), lidera nos dias 27 e 28 deste mês uma missão oficial à Universidade Stanford, na Califórnia (EUA), em parceria com o Equidade.info, projeto do Lemann Center. A iniciativa busca fortalecer a formulação de políticas públicas educacionais no Brasil com base em dados e evidências científicas.
PAINÉIS
A programação da missão inclui painéis com especialistas internacionais sobre temas como o impacto da proibição do uso de celular em sala de aula, fluência em leitura e matemática, e métodos de mensuração de deficiências. Também serão discutidas diretrizes para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), pauta considerada prioritária pela Frente Parlamentar em 2025.
CONCURSO
Estão abertas as inscrições para o 31º Concurso Público para Provimento de Cargos de Procurador da República. O edital, publicado na segunda-feira (24), prevê o preenchimento de 58 vagas em todo o País, incluindo Alagoas. O salário inicial para o cargo é de R$ 39.753,22. As inscrições seguem até o dia 22 de abril e devem ser realizadas pela internet.
INSEGURANÇA ALIMENTAR
Diante da grave situação de insegurança alimentar enfrentada por crianças e adolescentes indígenas da etnia Warao, o Ministério Público de Alagoas, em parceria com a Defensoria Pública do Estado, ajuizou uma Ação Civil Pública com pedido de urgência, visando assegurar direitos fundamentais dessas populações em situação de vulnerabilidade social na capital alagoana.
ENERGIA
O deputado federal Marx Beltrão (PP) protocolou na terça-feira (25), na Câmara dos Deputados, um Requerimento de Indicação solicitando que o governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), tome providências junto à Equatorial Alagoas para aprimorar o fornecimento de energia elétrica nos 102 municípios do Estado.
RECLAMAÇÕES
Segundo o parlamentar, a Equatorial tem sido alvo de constantes reclamações dos consumidores alagoanos, especialmente nas áreas rurais e periféricas, devido às frequentes interrupções no serviço, demora na recomposição do fornecimento e falta de transparência nas informações prestadas à população.