loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 29/03/2025 | Ano | Nº 5933
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Combate às Fake News

Alagoas lança Observatório da Desinformação para eleições seguras

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O lançamento, na última quarta-feira (26), do Observatório da Desinformação em Alagoas é uma iniciativa pioneira tem como objetivo principal combater a disseminação de fake news, especialmente durante os períodos eleitorais. A propagação de notícias falsas representa uma ameaça significativa à democracia, pois pode distorcer a percepção dos eleitores, influenciar indevidamente os resultados das eleições e minar a confiança nas instituições.

A iniciativa do TRE-AL, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público Eleitoral (MPE), o Tribunal de Justiça e Ufal, com apoio o governo do Estado, busca criar um ambiente eleitoral mais seguro e confiável, em que a informação precisa e verificável seja a base para a tomada de decisões dos eleitores.

JUSTIÇA ELEITORAL

Após três dias de debates e troca de experiências, o XXIII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje) foi encerrado nessa sexta-feira (28), em Maceió. O evento, promovido pelo TRE-AL, reuniu magistrados, servidores e especialistas em direito eleitoral de todo o País para discutir temas como inteligência artificial, acessibilidade, linguagem simples e educação para a cidadania.

RELEVÂNCIA

O presidente do TRE-AL, desembargador Klever Loureiro, destacou a relevância do evento para o fortalecimento das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) e o compromisso da Justiça Eleitoral com a modernização e a inclusão. O último dia do encontro também contou com a conferência do ministro do Supremo Tribunal Federal Cristiano Zanin.

BUSCA ATIVA

O governo do Estado, em parceria com o ONU-Habitat, vai realizar uma busca ativa na região lagunar de Maceió, entre abril e novembro deste ano. A iniciativa faz parte da fase inicial do Projeto Coração Social, que servirá para conhecer o nível de vulnerabilidade das famílias da região e para garantir acesso às políticas públicas. A busca ativa é uma metodologia para promover visibilidade e inclusão com uma coleta de dados sobre saúde, educação e condições de vida das famílias.

CORAÇÃO SOCIAL

O Coração Social tem o objetivo de possibilitar a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas, ampliando o acesso a serviços essenciais e promovendo a inclusão social. O projeto é coordenado pela Seplag e também conta com a participação de diversas secretarias. A proposta é integrar os órgãos do governo para oferecer um atendimento multissetorial e eficiente às famílias em situação de vulnerabilidade social.

UVEAL

Neto Bonfim, vereador por Jundiá, foi eleito presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal). Ele obteve 473 votos contra 386 de seu concorrente, Lúcio Medeiros. A eleição ocorreu nessa sexta-feira (28), na sede da Uveal, em Maceió, sob a presidência de Eduardo Tenório, de Quebrangulo. O pleito contou com expressiva participação dos vereadores alagoanos: dos 1.013 parlamentares do Estado, 861 compareceram para votar

Relacionadas