loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 03/04/2025 | Ano | Nº 5936
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Economia

Arthur Lira será relator do projeto de isenção do IR

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), foi escolhido para relatar o projeto de lei que visa ampliar a isenção do Imposto de Renda para os contribuintes que recebem até R$ 5 mil. O anúncio oficial da nomeação será feito pelo atual Presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos/PB), que confidenciou a aliados que a escolha foi pautada em critérios técnicos e políticos.

A opção de Lira para essa missão importante, que pode ter grande impacto para milhares de brasileiros, mantém a relevância política do alagoano no Congresso Nacional, especialmente no contexto do Centrão, grupo político com o qual o ex-presidente da Câmara mantém estreitos laços.

PESO SIMBÓLICO

A nomeação também carrega um peso simbólico. A escolha de Lira ocorre pouco tempo após sua recente viagem à Ásia com a comitiva presidencial. A missão diplomática reforçou a posição estratégica do parlamentar, que já possui um histórico de articulações políticas que favorecem a agenda do governo.

ENFRENTAMENTO

Durante sessão realizada ontem na Câmara Municipal de Maceió, o vereador Samyr Malta (Podemos) propôs o uso de aplicativos de mensagens instantâneas como ferramenta de apoio no enfrentamento à violência contra a mulher. A ideia é que tanto as forças de segurança quanto as vítimas possam utilizar essas plataformas para comunicar situações de risco de forma mais ágil.

VIOLÊNCIA

A sugestão surgiu após o vereador Thiago Prado (PP) relatar o caso de uma jovem que foi espancada e estuprada no interior de Alagoas. Diante da gravidade da ocorrência, Malta defendeu o uso de tecnologias acessíveis como forma de prevenção.

RISCOS E DESASTRES

Equipes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do governado federal farão uma série de visitas técnicas, nesta quinta-feira (3), com o objetivo de aprimorar os protocolos de monitoramento e resposta a desastres. Nesta quinta-feira (3), a partir de 8h, os técnicos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres vão ao bairro do Pinheiro e visitam as Salas de Monitoramento da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

QUILOMBOLAS

A comunidade quilombola do Muquém, em União dos Palmares (AL), recebeu na terça-feira (1º) representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Fundação Cultural Palmares e da Prefeitura para discutir a regularização fundiária e demandas por melhorias em infraestrutura, saúde e segurança. O encontro também abordou o impacto de empreendimentos na região e a possibilidade de retomada do processo de titulação do território quilombola.

REGULARIZAÇÃO

A comunidade reivindica a regularização da titularidade dos 7,5 hectares onde foram reassentados após as enchentes de 2010. Apesar de o Estado ter construído moradias e equipamentos públicos no local, a posse da terra ainda não foi oficialmente repassada à comunidade.

Relacionadas