Gestão Municipal
AMA reúne prefeitos para discutir propostas com a Fiea e bancada federal

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) promove, nesta segunda-feira (7), mais uma edição da tradicional Reunião de Segunda, reunindo prefeitos, prefeitas e representantes municipais para discutir temas estratégicos para o desenvolvimento dos municípios.
A pauta do encontro inclui a apresentação de propostas conjuntas com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o diálogo direto com a bancada federal alagoana.
PAUTAS PRIORITÁRIAS
Os gestores municipais terão a oportunidade de dialogar com os deputados federais, mas a AMA não divulgou quais parlamentares estarão presentes. O objetivo é alinhar as pautas prioritárias dos municípios, buscando apoio legislativo e institucional para demandas como a recomposição do FPM, a regulamentação do IRRF entre entes federados, a inclusão dos municípios na Reforma Tributária, entre outras.
PAC SELEÇÕES
O governo federal recebeu 35.119 propostas para a segunda edição do Novo PAC Seleções 2025. Alagoas enviou 689 propostas, cinco delas pela gestão estadual e 684 preparadas pelas prefeituras. Todos os 102 municípios alagoanos inscreveram projetos. Maceió tem o maior número de propostas inscritas: 15, seguida de Coruripe e Limoeiro de Anadia, ambas com dez, e Cajueiro e Estrela de Alagoas, com nove.
INVESTIMENTOS
O Novo PAC Seleções vai investir R$ 49,2 bilhões em 19 tipos de empreendimentos, organizados em quatro eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; Cidades Sustentáveis e Resilientes.
HOMENAGEM
A Assembleia Legislativa realiza nesta segunda-feira, 7, às 14h, uma sessão solene para a entrega da comenda Doutor Hélvio Auto a dez profissionais de saúde de Alagoas que integraram o Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19. A homenagem é um reconhecimento aos serviços excepcionais prestados por esses profissionais à população alagoana durante a pandemia.
MORADIA LEGAL
Os municípios de Jacuípe, Maribondo, Penedo, Pindoba e Taquarana aderiram ao Moradia Legal, programa de regularização fundiária do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Os termos de cooperação com as prefeituras foram assinados nessa sexta-feira (4). O programa, que está na sétima edição, já beneficiou mais de 50 mil famílias com o documento de suas casas.
CONCILIAÇÃO
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) dará início, nesta segunda-feira (7), à Semana Nacional da Saúde, promovendo um mutirão de conciliação e julgamento de ações envolvendo demandas na área da saúde. A iniciativa integra a programação nacional coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com atividades previstas até sexta-feira (11). Em parceria com as secretarias de Saúde do Estado e de Maceió, ações serão realizadas na Casa de Ranquines, em Jaraguá, com foco em pessoas em situação de rua, além de moradores da comunidade quilombola de Santa Luzia do Norte.