loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 25/04/2025 | Ano | Nº 5952
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Urbanismo

Revisão do Plano Diretor não pode mais ser adiada pela Câmara Municipal

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Independentemente das eleições do próximo ano, das quais os vereadores certamente participarão ativamente, a Câmara tem que dar prioridade ao Plano Diretor, que se arrasta por mais de uma década, o que tem criado obstáculos para o desenvolvimento da cidade, pela não definição de regras que precisam ser aplicadas.

Como as eleições passadas fizeram abortar o trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo vereador Eduardo Canuto, que presidia a comissão que cuidava do tema, os estudos praticamente voltaram à estaca zero. Como é imprescindível para que a administração pública avance e crie mecanismos para a construção de novos imóveis, os vereadores não podem nem devem retardar mais a revisão do Plano.

MEGATORRES

Como o Plano Diretor é acanhado em relação à preservação do meio ambiente e à questão da mobilidade urbana, a venda do Hotel Jatiúca para a construção de cinco baitas edifícios na área da Lagoa da Anta continua sendo alvo de especulações, o que vai terminar sendo definido pela Justiça.

MEIO AMBIENTE

Um dos fatores de maior discussão, com firme defesa apresentada pelo Ministério Público, é o meio ambiente, que deve ser preservado a qualquer custo. E a Câmara de Vereadores precisa apressar os passos na análise da questão para que projetos oportunistas não prevaleçam diante de direitos defendidos pela sociedade.

SEM ENTENDIMENTO

Pensava-se que a nomeação do próximo ministro do Superior Tribunal de Justiça contaria com o consenso da classe política alagoana, mas o fato gerou uma disputa política sem precedentes. Enquanto JHC e Arthur Lira lutam pela indicação de Marluce Caldas, seus adversários fazem de tudo para que isso não aconteça. Como depende exclusivamente de uma decisão do Presidente Lula, que viaja para acompanhar o sepultamento do papa Francisco, espera-se que a pendenga seja resolvida definitivamente na próxima semana. Até lá, a corda continua esticando.

COM FORÇA

O Ministro Renan Filho está mesmo decidido a voltar ao governo de Alagoas. Em seu gabinete, como a Gazeta publicou ontem com destaque, ele recebeu prefeitos e vereadores numa prévia do que será a campanha de 2026. Mesmo dissimulando o encontro para reafirmar compromissos com os municípios alagoanos, o evento deixou claro que Renan Filho vai mesmo encarar uma candidatura que certamente reforçará a reeleição do seu pai, Renan Calheiros.

INVESTIGAÇÃO

Apesar do recuo do vereador Marcelo Palmeira em relação ao discurso feito na quarta-feira (23) sobre pressão que teria recebido para fraudar o concurso público da Câmara, o caso precisa ser investigado pelos órgãos competentes.

PRÁTICA IMORAL

Como se tem notícias de que em outros certames tal prática esteve na ordem do dia, não é de se estranhar que pessoas tivessem mesmo interesse em burlar as regras do referido concurso. Marcelo Palmeira estaria disposto a revelar os nomes daqueles que desejavam auferir vantagens no processo da Câmara?

Relacionadas