loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 26/04/2025 | Ano | Nº 5953
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Cenário Político

Renan Filho avalia disputar o governo de Alagoas e reorganiza jogo eleitoral

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A possibilidade concreta do senador e Ministro dos Transportes, Renan Filho, disputar o governo de Alagoas, quando já teria comunicado sua pretensão ao Presidente Lula, muda toda a engenharia política tanto dos aliados como dos adversários.

Renan Filho entende que sua candidatura será fundamental na reeleição do pai, Renan Calheiros, e evitaria a possibilidade de um passo mais amplo do prefeito JHC, que já admitiu ser candidato ao governo, independentemente de qual seja seu adversário.

MUDANÇA TOTAL

A partir de agora e nos próximos meses, a disputa por voto será intensa pelos prováveis dois candidatos, atrelados também aos outros que disputam as duas vagas no Senado e os 9 que estarão na Câmara Federal. Isso se não houver modificação com as estatísticas do IBGE em relação ao número de eleitores.

GARANTIDO

Para Renan Filho, uma candidatura ao governo de Alagoas não terá sustos futuros, uma vez que ele tem garantido mais quatro anos de mandado no Senado caso não volte ao governo do Estado. Terá de explicar ao seu eleitorado, entretanto, por que não exerceu na sua plenitude o cargo para o qual foi conduzido pelo seus apoiadores.

AGUARDANDO

Como a candidatura ao governo ainda não foi oficializada por Renan Filho, tampouco se sabe com certeza quem serão os candidatos ao Senado, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira diz que as eleições de 2026 somente serão discutidas no momento oportuno, ou seja, uma aliança forte com os partidos aliados ou deixar o Senado para uma outra oportunidade.

ACORDÃO

Como a situação não é nada fácil nem para o Arthur nem para Renan Calheiros, a possibilidade de uma arrumação política não está descartada entre os velhos adversários em nome da eleição de ambos. Se não houver acordo, seja o que Deus quiser.

ESTRATÉGIA

Como aconteceu nas últimas eleições para o Senado, em certo momento o então deputado Maurício Quintella, que fazia dobradinha com o senador Renan Calheiros, se viu rapidamente escanteado e até mesmo parcialmente excluído do Guia Eleitoral. Seu desempenho na campanha alertou o presidente do diretório regional do MDB que, se não reagisse, teria o mandato comprometido, o que deu no que deu.

EXPECTATIVA

Muito embora tenha que passar pelo Congresso Nacional, a redução do número de vagas para a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, conforme avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, está deixando a classe política de cabelo em pé.

ARRASTÃO

Se não bastassem as declarações intempestivas do vereador Marcelo Palmeira sobre o concurso na Câmara, a Polícia Federal fez um arrastão ontem pela manhã na instituição, onde cumpriu dezenas de mandados de busca e apreensão, numa operação que investiga corrupção, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e outros crimes eleitorais.

Relacionadas