BIM começar a ganhar destaque na construção civil em Alagoas
.
Por Redação | Edição do dia 25/01/2020 - Matéria atualizada em 25/01/2020 às 11h33
Um seminário realizado em dezembro passado na cidade de Porto Alegre apontou que 2020 será um marco para o uso do Building Information Modelling (BIM) na construção. É que recentemente um decreto foi assinado pela presidência da República, com o objetivo de democratizar o uso da tecnologia voltada à construção civil, e a tecnologia passará a ser exigência nas compras do poder público já a partir de 2021.
Muito mais ampla que visualização 3D ou um software, a metodologia BIM (ou “Modelagem da Informação da Construção”) vem ganhando espaço no Brasil e despertando o interesse de construtoras por ser um marco para a modernização da construção civil. Em Alagoas o número de empreendimentos que utilizaram a tecnologia ainda não é tão grande, mas as empresas já mostram o interesse pela inovação.
Em Maceió o escritório do arquiteto Felipe Vasconcelos e do engenheiro civil Danillo Oliveira tem saído na frente quando o assunto é a aplicação do método BIM na execução de obras públicas e privadas. No espaço uma equipe de profissionais tem sido responsável por colocar Alagoas definitivamente no cenário deste novo conceito para a construção civil. Entre os clientes do escritório Infra Studio Arquitetura e Engenharia estão as construtoras Telesil Engenharia e V2 Construções.
“O uso do BIM está acontecendo de maneira mais estruturada no Brasil e estamos felizes com a receptividade das empresas locais. Elas sabem que o BIM não promove só uma economia com a redução dos custos. Envolve também a entrega das obras no prazo determinado e a redução do desperdício e retrabalho”, explicou o arquiteto Felipe Vasconcelos. “Além disso, facilita todo o fluxo de execução da obra, o que possibilita um maior controle de gestão e riscos de um projeto”, completou o engenheiro Danillo Oliveira
O modelo BIM é uma tecnologia que permite a criação de um modelo virtual do empreendimento antes de construí-lo, passando por todas as etapas, como projeto arquitetônico, estrutura, instalações hidráulicas e elétricas, análises, entre outras. Todas as informações dos elementos da construção podem ser extraídas a qualquer momento, de forma mais rápida e fácil. De acordo com estudos contratados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a redução de custo pode chegar a 20%.