Confira os destaques do interior alagoano #I17032023
.
Por MOZART LUNA | Edição do dia 17/03/2023 - Matéria atualizada em 17/03/2023 às 04h00
PESQUISAS: PICARETAGEM COMEÇOU CEDO
As “pesquisas” promovidas pelas redes sociais começaram, onde todo mundo pode votar, começando pelos que são pagos pelos interessados em estar na frente do ranking, na disputa para prefeitos nos municípios alagoanos. Tudo não passa de uma grande mentira que deveria ser coibida pelo Justiça Eleitoral, pois se trata de promover a desinformação e buscando atrair investidores para campanha eleitoral, que só acontece no próximo ano e seguindo o rito determinado pelo TRE. E o incrível é que os nomes bem cotados é quem está com o poder político e financeiro nas mãos, justamente que paga para que equipe ficarem na frente dos computadores e smartphone, votando nas redes sociais. Uma grande picaretagem que deveria ser motivo de ação judicial por parte da Justiça Eleitoral. O pior é que tem site dizendo que “prefeito fulano ficará no cargo”, porque assim mostra a “pesquisa” (picaretagem). O problema é que nem os munícipes sabiam da “pesquisa” e só ficaram sabendo do resultado. É mais um abuso cometido no uso das redes sociais, muitas vezes administrada por pessoas que deveriam ser investigadas por manipularem a opinião pública e burlarem a legislação eleitoral, que é clara quando diz que não se pode divulgar pesquisas que não sejam registradas. Temos a certeza de que a Justiça Eleitoral vai se posicionar no momento certo.
Coruripe/educação
Foi realizada a entrega dos equipamentos do programa cognvox nos colégios do município. A Equipe do Programa de Desenvolvimento Cognitivo Cognvox rodou todas as escolas que serão assistidas pelo programa para entregar os equipamentos que serão utilizados durante todo o processo de práticas pedagógicas com os alunos neurodivergentes de rede municipal de ensino.
Coruripe/empreendedor
O 1° Encontro de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária ocorreu em Coruripe e foi promovido à Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics0, em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Economia Solidária de Coruripe juntamente com presidentes das associações.
Coruripe/objetivo
O encontro teve como objetivo traçar uma atualização dos dados dos empreendimentos de economia solidária no município, com cooperativas, associações e grupos informais das mais diversas áreas de atuação, para conhecer mais e a partir desse diagnóstico possam ser traçadas políticas públicas de apoio e fortalecimento desses empreendimentos de economia solidária.
Penedo/censo
Os servidores municipais de Penedo efetivos, ativos ou pensionistas, devem se preparar para realizar o censo e é preciso fazer o recadastramento. O processo pode ser feito de forma presencial ou online.
Penedo/imóveis
Quem mora no Conjunto Rosete Andrade ou Cohab em Penedo deverá regularizar a situação de seu imóvel. Quem está com o imóvel em situação irregular deverá levar documentos pessoais e, principalmente, tudo que tiver sobre o imóvel, como comprovante de residência e recibo de compra da casa, para a Prefeitura.
Arapiraca/Câmara
Ao promulgar o Orçamento, a Presidência da Casa rejeitou e devolveu à prefeitura a LDO que havia sido ‘aprovada’ em uma sessão realizada à porta da Câmara e considerada fake e sem legitimidade pelo Ministério Público de Alagoas (MPE). Na última terça-feira (14), a Câmara de Arapiraca promulgou o Orçamento do município de 2023 estimado em mais de R$ 1 bilhão.
Arapiraca/Executivo
Depois de receberem a pavimentação asfáltica, iluminação das vias em LED, uma nova escola, um centro de assistência social, uma nova unidade de saúde e uma nova biblioteca digital, os mais de 14 mil moradores do bairro Canafístula, em Arapiraca, foram contemplados agora com a entrega de um moderno ginásio poliesportivo. O prefeito Luciano Barbosa inaugurou o Ginásio Poliesportivo Olímpio Carvalho da Paixão, que passa a funcionar como anexo da Escola Municipal Domingos Lopes.
Arapiraca/piscicultura
A criação de camarões em viveiros, a carcinicultura, tem crescido consideravelmente no Agreste de Alagoas, especialmente em Arapiraca. Somente em 2021, foram produzidos 1.477.400 quilos de camarão em Alagoas, destes, 1.083.000 quilos foram no Agreste, sendo 250 mil kg em Arapiraca.
Arapiraca/ seminário
Com o 2° Seminário de Carcinicultura, programado para acontecer nos dias 30 e 31 de março em Arapiraca, a expectativa é que esse número aumente ainda mais. O evento será realizado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.