app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5846
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I22112024

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 22/11/2024 - Matéria atualizada em 22/11/2024 às 04h00

Transporte urbano

Muitas são as dificuldades dos municípios na implementação de ações nas áreas de Transporte e Mobilidade. Para ajudar a minimizar esses obstáculos, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclareceu dúvidas dos novos prefeitos na tarde de terça-feira, 19, sobre a municipalização do trânsito e a sustentabilidade no transporte público dentro durante a programação dos Seminários Novos Gestores.

Ações e soluções

Os colaboradores da área de Transporte e Mobilidade da CNM Jurandi Arruda e Adilson Fernandes atualizaram o público sobre as principais ações que os prefeitos devem adotar em procedimentos relacionados à elaboração de planos municipais e as dificuldades com a falta de apoio técnico e aporte financeiro do governo federal.

Congresso Nacional

Em discussão no Congresso Nacional, a problemática do transporte urbano e que tem sido tema de preocupação para a confederação diz respeito aos custos para que 1% da frota de ônibus nos municípios seja substituída por veículos elétricos. “O custo é muito alto, sendo preciso que haja aporte de recursos para que as cidades possam adquirir esses ônibus”, considerou Jurandi Arruda.

Cartilha

Os colaboradores ainda explicaram que todas as orientações da CNM sobre a municipalização do transporte e mobilidade podem ser consultadas em uma cartilha que a CNM está distribuindo aos novos prefeitos no evento. O material ainda traz detalhes sobre o plano de mobilidade urbana.

FPI em Penedo

Crianças e adolescentes de Penedo aprenderam sobre educação ambiental durante atividades promovidas pela Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do Rio São Francisco), com apoio da prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Replantio

De acordo com divulgação da FPI, os estudantes que participaram da ação iniciada no barco-escola são membros dos Clubes de Desbravadores Oreon e Gigantes da Mata. Durante o percurso, a embarcação fez uma parada na margem do Rio São Francisco, nas imediações da Rocheira de Penedo, para o plantio de espécies de plantas nativas.

Velho Chico

A FPI iniciou, segunda-feira, 18, a sua 14ª etapa em defesa do “Velho Chico” e da população ribeirinha no estado de Alagoas. Com foco em municípios das regiões do Agreste e do Sertão, as ações de campo da FPI alcançarão centenas de pontos de interesse nas próximas duas semanas, culminando numa audiência aberta ao público no dia 30 de novembro, às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião.

Fases

Como programa, a FPI é estruturada em três fases: planejamento, execução e desdobramentos. A fase de desdobramento compreende o acompanhamento e monitoramento dos diagnósticos realizados e a atuação de repercussões de medidas administrativas pelos órgãos envolvidos, cíveis e/ou criminais e pelo Ministério Público competente.

Mais matérias
desta edição