Segurança Pública
Facções expandem atuação e preocupam autoridades em Alagoas

Traficantes
As facções ligadas ao tráfico de drogas vêm se estruturando em vários municípios de Alagoas. Esta semana a mídia noticiou que a polícia, em Campo Alegre, foi mobilizada para uma operação, visando o que fosse quem estava pichando muros com orientações aos moradores com relação a circulação com carros, em alguns bairros. As pichações mandavam as pessoas baixarem o vidro do carro e apagar os faróis, para que eles pudessem identificar quem estava nos veículos.
Prática em vários municípios
Esse tipo de orientação dada pelos traficantes, tem sido comum em várias localidades de Alagoas. Em Arapiraca, por exemplo, moradores de bairros orientam seus parentes e visitantes, que sempre que entrarem no bairro, baixem os vidros e apaguem os faróis, principalmente à noite. Caso contrário poderão ser abordados ou levarem um tiro. É o tráfico tomando conta do espaço público.
Saneamento
As obras de saneamento básico já estão chegando também a municípios onde essa estrutura praticamente não existia. Esse é o caso de Carneiros, uma das menores cidades alagoanas, localizada no sertão a 120 quilômetros da capital. Iniciadas em março, a implantação do sistema de esgotamento sanitário na cidade já está começando a mudar a realidade, primeiramente de cerca de 250 residências.
Projeto
Segundo dados do Instituto Água e Saneamento (de acordo com o censo de 2022 do IBGE), apenas 4,83% da população local de 9 mil habitantes afastava seus esgotos por meio de rede geral, rede pluvial ou fossa ligada à rede. O projeto em implantação, que conta com um investimento de R$ 300 mil, tem previsão de conclusão até a segunda quinzena de abril.
Coleta
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quinta-feira (3), das 8h às 16h, coleta externa de sangue em Arapiraca, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro. A proposta é manter estabilizado o estoque para atender à demanda de transfusões das maternidades e hospitais do Estado.
Mulher trabalhadora
O Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural teve início no município de Olho d’Água das Flores ontem. A iniciativa, que é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e a superintendência federal do Desenvolvimento Agrário de Alagoas, segue até a próxima sexta-feira, das 8h às 17h, no Sindicato Rural, que fica na Av. Dois de Dezembro, nº 953 no centro da cidade.
Documentação
A ação faz parte do Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e integra o projeto da Seagri Agricultura Familiar em Movimento, que leva cidadania para as mulheres rurais e suas famílias, que ampliam acesso para emissão de documentos básicos.