Economia
Penedo registra crescimento de 3,26% na abertura de novas empresas

Novas empresas
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) informou que Penedo, município da região do Baixo São Francisco alagoano, aumentou 3,26% o número de novas empresas em um ano. São 208 negócios diferentes abertos no período. Ao todo, de acordo com a Juceal, Penedo possui 6.584 empresas com registro ativo.
Negócios
Ainda de acordo com a Juceal, em 2024, eram 4.738 MEIs, enquanto hoje existem 4.567 empresas do tipo empresarial, uma queda de 3,61%. Penedo ainda conta com 1.688 microempresas - aumento de 26,06% -, 127 empresas de pequeno porte - aumento de 18,69% - e 202 negócios considerados sem porte – aumento de 5,21%.
Quinto lugar
Atualmente, o município é o quinto colocado quando analisadas as cidades com maiores números de empreendimentos, ficando atrás apenas de Maceió (143.693 empresas com registro ativo), Arapiraca (26.598), Rio Largo (8.563) e Marechal Deodoro (6.963).
Turismo ecológico
Uma experiência de ciência cidadã, turismo e educação ambiental marcou a comemoração dos 28 anos da Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici. O evento #VemPassarinharPalmares foi realizado no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares. A iniciativa, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Save Brasil, Fundação Cultural Palmares e órgãos parceiros, reuniu observadores, gestores e representantes do conselho gestor da APA.
Observação de pássaros
O objetivo foi proporcionar uma vivência de observação de pássaros, além de estimular a conscientização sobre a biodiversidade da região e destacar a importância histórica e cultural do local. Criada em 1997, a APA de Murici é a maior área terrestre do Estado de Alagoas, tanto em extensão quanto em número de municípios abrangidos. Possui uma área de 132.833 hectares (1.328,33 km²), incluindo partes dos municípios de Murici, União dos Palmares, São José da Laje, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Joaquim Gomes, Messias, Branquinha e Flexeiras.
Coruripe
Alagoas terá o primeiro hotel dedicado totalmente às crianças, em Coruripe, Litoral Sul de Alagoas, com a instalação do grupo Vila Galé, que vai construir no conceito Net Kids um hotel temático para as crianças. Foi assinado o documento de cessão de uso da área, ofertado pelo Governo de Alagoas.
Mundo das crianças
O Grupo Vila Galé só tem um Net Kids em Portugal e o segundo será em Alagoas. “Será um verdadeiro mundo de fantasias e sonhos”, anunciou o diretor-presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, e pelo diretor-geral do Grupo no Brasil, Antônio Bastos, acompanhado também do engenheiro e encarregado da obra Rick Rocha e do representante da empreiteira, José Neto, e o empresário Alfonso Dacal, do receptivo oficial do Grupo Vila Galé em Alagoas.
Investimentos
O investimento do Grupo Vila Galé em Alagoas, em Coruripe, inclui também a construção de outro hotel da categoria luxo Collection, para casais, que tem a temática voltada para o sentido romântico. Os hotéis terão equipamentos de lazer, para atividade esportiva, cultura e também SPA. O investimento será na ordem de R$ 200 milhões. As duas unidades do grupo VG em Coruripe terão no total 494 apartamentos, além de um centro de convenções que será o primeiro de toda a região sul.