Confira os destaques do colunista na edição desta quinta-feira
Por James Silver | Edição do dia 31/10/2019 - Matéria atualizada em 31/10/2019 às 04h00
CONTAGEM REGRESSIVA...
... para conferir a programação da 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas – de 02 a 10 de novembro, no Jaraguá. Todos os dias, os visitantes encontrarão lançamentos de livros, sessão de autógrafos, palestras, apresentações culturais, exposições, além de atividades infantis como contação de histórias e pintura de rosto. Exceto as oficinas, com vagas limitadas, todos os eventos oferecidos são gratuitos e abertos ao público em geral.
LANÇAMENTOS
Na noite de 02 de novembro, a partir das 19h, a Graciliano reservou três lançamentos impactantes para sua estreia na Bienal do Livro: a nova edição do romance O Anjo Americano, de Luiz Gutemberg; edições dos três livros que compõem a obra completa de Carlos Moliterno; e quatro edições de clássicos não ficcionais da literatura alagoana, pela nova coleção da editora chamada Raízes das Alagoas: Os negros muçulmanos nas Alagoas – Os malês, de Abelardo Duarte; História de Anadia, de Nicodemos Jobim; Formação de Alagoas Boreal, de Dirceu Lindoso; e Metamorfose das oligarquias, de Douglas Apratto Tenório.
PETIT
Domingo, 03, a partir das 16h, será realizado o lançamento dos livros infantis da coleção Coco de Roda: Doce Riacho, escrito por Gianinna Bernardes e ilustrado por Chris K; Os balões de Nise, escrito por Natália Agra e ilustrado por Daniel Aubert; Marianinha foi ao mar, escrito por Marivaldo Omena e ilustrado por Beatriz Montenegro; Ebe em busca do mestre guerreiro da Canafístula, escrito por Janu e ilustrado por Diego Malta; e Carnaval sem fim, escrito por Tiago Amaral e ilustrado por Ingrit Lima.
HOMENAGEM
A obra do escritor Romeu de Avelar também será resgatada durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Na noite de 06, a partir das 19h, novas edições de três livros que há décadas se encontram esgotadas: o romance histórico Calabar – Interpretação Romanceada do tempo da invasão holandesa; Tântalos, livro de contos, a primeira carreira literária do autor; e Os Devassos, obra lançada em 1923, censurada e confiscada pela polícia carioca, por ofender a moral e os bons costumes da época.
NEO FACE
Nesta Bienal do Livro, três novos escritores estarão realizando o sonho de publicar as primeiras obras de suas carreiras. São eles: Lucas Litrento, autor do livro de poesias Os meninos iam pretos porque iam; Danilo Farias, autor do romance Papéis Mortos; e Lucas Fonseca, autor do romance Dora.
FALANDO NISSO...
A crise no mercado editorial já virou até tema de novela. Em Bom Sucesso, da Rede Globo, a editora Prado Monteiro, do personagem de Antônio Fagundes, estava prestes a fechar as portas, mas encontra no relançamento dos clássicos uma esperança para se manter no mercado...
A vida imita a arte. Um segmento que tem salvado muitas editoras são os clubes de assinatura literários. Só no ano passado, o mercado editorial faturou mais de R$ 20 milhões apenas com os clubes. Foi o primeiro ano em que a categoria foi contabilizada na pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, o que também mostra o aumento de sua relevância...
Os clubes de assinatura são uma tendência também em outros setores – como alimentos, bebidas e cosméticos...
No Brasil, um estudo da ABComm, Associação das Empresas de Comércio Eletrônico, identificou um crescimento de 167% no número de clubes de assinatura em quatro anos – de 300, em 2014 para mais de 800, em 2018, com faturamento somado de 1 bilhão de reais.