app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição, 28/05/2020

[email protected]

Por James Silver | Edição do dia 28/05/2020 - Matéria atualizada em 28/05/2020 às 04h00

/LAVÍNIA CAVALCANTI ministra, hoje, às 10:30, aula internacional sob a legenda: Mediação em tempos de crise

MEETING

A Mediação só faz crescer - por ser um (ótimo!) caminho para que todos saiam satisfeitos num conflito. A advogada+professora universitária Lavínia Cavalcanti foi convidada para ministrar uma aula extra-fronteiras sobre o tema para a Universidade Portucalense. 

Para a mestra, que já ministrou na Universidade de Humboldt, na Alemanha, será mais uma experiência internacional, só que desta vez, online.


LAVÍNIA CAVALCANTI ministra, hoje, às 10:30, aula internacional sob a legenda: Mediação em tempos de crise
LAVÍNIA CAVALCANTI ministra, hoje, às 10:30, aula internacional sob a legenda: Mediação em tempos de crise - Foto: Divulgação
 

ABRE ASPAS

“É gratificante o reconhecimento de uma alagoana a nível internacional. Estou muito animada e ansiosa. Será uma troca acadêmica muito boa para nosso Estado”.

Lavínia Cavalcanti


SOCIETY

Léo Palmeira+Alberto Antunes lançam - dando continuidade ao trabalho icônico de Lilian Rose - uma repaginada edição do Sociedade Alagoana. Agora com sua versão Top List - com um valor imensurável para 

Consultoria de Marketing Estratégico.

Aguarde carta!



PING PONG


Quem?

WILSON SHCOLNIK, Presidente do Conselho de Administração da Abramed

Foto: Divulgação
 

O Brasil se atrasou para iniciar o diagnóstico da covid-19?

Não. Logo que o surto chegou ao Brasil, alguns poucos laboratórios públicos e privados iniciaram movimentação para desenvolvimento in house dos primeiros exames moleculares para diagnóstico. Agora, o mundo está trabalhando na validação de testes sorológicos para identificação de anticorpos.


Por que o país testa pouco?

A própria OMS destacou a importância dessa recomendação ser contextualizada. No Brasil temos uma população de quase 210 milhões, o que nos difere da Coreia do Sul (50M). Quando a curva de contaminação começou a subir, o Ministério da Saúde mudou sua abordagem direcionando os exames exclusivamente aos hospitais para pacientes sintomáticos graves.


Qual a diferença entre os testes?

O RT-PCR é um teste molecular de alta complexidade capaz de identificar o RNA do vírus em uma amostra colhida com um cotonete prioritariamente nas mucosas respiratórias do paciente. Já o sorológico detecta os anticorpos em amostras de sangue.


Posso ir a um laboratório e pedir para fazer o teste?

A recomendação é que os exames sejam solicitados pelos médicos. Se tiver tosse e febre a recomendação é que permaneça em casa, em repouso, se alimentando bem e, principalmente, em isolamento. Caso apresente falta de ar, deve procurar uma unidade de saúde.

Mais matérias
desta edição