app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição, 19/03/2021

[email protected]

Por James Silver | Edição do dia 19/03/2021 - Matéria atualizada em 19/03/2021 às 04h00

/Grande apoiador do hand made local, MARCOS VIEIRA - Superintendente do SEBRAE|AL - celebra o Dia do Artesão
/Em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado em todo o Brasil neste 19 de março, a coluna ergue um brinde à ANA CRISTINA SANTOS, da Fulô.A. Com o apoio do Sebrae, ela, que nasceu no Riacho do Pedro, zona rural de Penedo e borda desde os 17 anos, entrou para a história e foi a primeira artesã alagoana a se formalizar como Microempreendedora Individual (MEI) - em 10 de março de 2010

SMILLE

De graça até... A Clínica-Escola de Odontologia da UNINASSAU disponibiliza atendimento odontológico gratuito, realizados por alunos da Instituição que estão matriculados em disciplinas de estágio - e acontecem com supervisão de profissionais. 

Interessou?!? Os serviços disponíveis para atendimento são: Reabilitação Oral/Prótese, Cirurgia/Extração, Urgência, Odontopediatria, Restauração, Canal, Limpeza e mais e mais. O horário de funcionamento é das 07h às 11, das 13h às 17h e das 18h às 21h - de segunda a sexta-feira.


MEDIAKIT

Se Carlinhos Maia continua sendo o ‘rei do story’, a força da pernambucana Laura Brito na rede social é também bem expressiva. De acordo com análise feita pela revista Meio&Mensagem, é a brasileira com maior engajamento em comentários no Instagram, passando nomes como Hugo Gloss, Anitta, Neymar e o famoso alagoano. No último trimestre de 2019, seu perfil teve mais de 3,7 milhões de comentários.


GREEN

Em comemoração ao Dia Internacional das Florestas, celebrado no próximo 21, a Accor reforça seu compromisso com a preservação do Meio Ambiente dando ênfase ao seu programa de reflorestamento global, o Plant for the Planet (PFP). O projeto - que celebrou 10 anos de história na América do Sul - traz a marca de mais de 600 mil árvores plantadas na Serra da Canastra e na Amazônia Peruana.


Grande apoiador do hand made local, MARCOS VIEIRA - Superintendente do SEBRAE|AL - celebra o Dia do Artesão
Grande apoiador do hand made local, MARCOS VIEIRA - Superintendente do SEBRAE|AL - celebra o Dia do Artesão - Foto: Divulgação
 


FAX... FAX


Raynara Negrine entrou na lista das modelos mais promissoras do mundo...


Única brasileira dentre as “Top Newcomers”, do Models.com, jovem de origem humilde venceu desafios até tornar-se nova estrela da moda internacional...


Livro ‘20 em 2020’ apresenta os artistas da América Latina para próxima década...


Fruto de uma ampla pesquisa curatorial encabeçada pela Art Consulting Tool, o livro aponta um espectro promissor das artes visuais por meio de uma seleção...


No rol, análises de críticos+curadores do calibre de Gerardo Mosquera, Kiki Mazzucchelli, Júlia Rebouças e José Esparza Chong Cuy...


Hoje tem bolo+guaraná para o fotógrafo (e gente boa pra caramba!) Hugo Taques, a sexóloga Zoelma Lima, o empreendedor Paulo (Trakto) Tenório, a arquiteta Clarissa Looes e os jornalistas Tayana Moura e Marcelo Firmino...


A Eppendorf abriu inscrições para a 19a edição do “Science Prize for Neurobiology”, prêmio internacional concedido anualmente a um jovem cientista pela pesquisa neurobiológica mais notável.


Em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado em todo o Brasil neste 19 de março, a coluna ergue um brinde à ANA CRISTINA SANTOS, da Fulô.A. Com o apoio do Sebrae, ela, que nasceu no Riacho do Pedro, zona rural de Penedo e borda desde os 17 anos, entrou para a história e foi a primeira artesã alagoana a se formalizar como Microempreendedora Individual (MEI) - em 10 de março de 2010
Em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado em todo o Brasil neste 19 de março, a coluna ergue um brinde à ANA CRISTINA SANTOS, da Fulô.A. Com o apoio do Sebrae, ela, que nasceu no Riacho do Pedro, zona rural de Penedo e borda desde os 17 anos, entrou para a história e foi a primeira artesã alagoana a se formalizar como Microempreendedora Individual (MEI) - em 10 de março de 2010 - Foto: Divulgação
 


PING PONG


Quem?

MARINA GATTO, analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas

Foto: Divulgação
 

O Dia do Artesão merece ser celebrado?

Sim! O artesão alagoano tem muito o que celebrar, sobretudo por manter viva a genuína arte popular do estado em suas diversas tipologias, como as que foram levantadas em estudo feito pelo Sebrae, entre elas rendas e bordados, cestaria, fibras vegetais, couro, madeira e cerâmica. Nosso nosso apoio, nos últimos anos, possibilitou a capacitação e profissionalização de artesãs e artesãos, o artesanato alagoano se fortaleceu e coleciona conquistas, se tornando cada vez mais forte para superar desafios e ter uma maior visibilidade no mundo inteiro.


E o que mais?

Com o Dia do Artesão, o Sebrae Alagoas reforça sua missão que é o incentivo à perpetuação do ofício e cultura para futuras gerações. Segundo estudo feito ano passado, 56% dos artesãos alagoanos aprenderam o trabalho com familiares. Já 17,6% aprenderam com um mestre.

Para isso sensibilizamos os artesãos sobre o valor que ele tem para sociedade e seus produtos para o mercado. Queremos que sua arte seja reconhecida por todo território nacional e que possam ter seu negócio como fonte principal de renda. 


O que foi necessário para a construção de tal cenário?

O Sebrae Alagoas ofertou aos artesãos capacitações em finanças, preços, design de produtos, associativismo e formalização, sem contar a possibilidade de abertura de mercado, com a participação deles em feiras, rodadas de negócios, entre outras ações.


Quais as principais conquistas?

Essa história do Sebrae com o artesanato alagoano conta com diversos marcos. Um dos principais foi a conquista de Indicação Geográfica por procedência do Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú e Manguaba, registrado como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas.

Ainda podemos citar o fechamento de contratos de artesãos locais com grandes redes de lojas no setor de modas, entre elas: Cantão, Chilli Beans, Martha Medeiros e Le Lis Blanc; artesãos que ganharam prêmios como o de Mulher Empreendedora, como a Solange Arruda, e a primeira artesã cliente do Sebrae a se formalizar como MEI no estado, a Ana Cristina, da Fulô.A.


Isso tem transformado a realidade de quem vive do artesanato?

Sim, principalmente de mulheres artesãs que se tornaram mais independentes, passaram a ser reconhecidas e viraram referência no Brasil.

Há relatos também de vários que conseguiram crescer após o acompanhamento e orientações do Sebrae em seus negócios. Esse crescimento, muitas vezes, significa a compra de um carro, de uma moto, ou a possibilidade de oportunizar a formação de filhos em faculdades. Ou seja, com esse trabalho, muita gente passa a ter a independência financeira e ainda destaca o empoderamento feminino.


Como ficou a qualificação deles na pandemia?

Diante desse cenário, a utilização do mundo digital foi importante para todos. Muitos não tinham nenhum contato com esse meio, mas conseguimos orientá-los para essa necessidade de estar presente digitalmente. Oferecemos diversas capacitações no tema para que se preparem para demandas vindas de qualquer parte do mundo.


O atendimento é remoto ou presencial?

Ambos. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos artesãos e empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD - com mais de 100 opções.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais - telegram, whatsapp+Telefone, chat, redes sociais e e-mail.

Mais matérias
desta edição