Confira os destaques do colunista nesta edição, 19/03/2021
Por James Silver | Edição do dia 19/03/2021 - Matéria atualizada em 19/03/2021 às 04h00
SMILLE
De graça até... A Clínica-Escola de Odontologia da UNINASSAU disponibiliza atendimento odontológico gratuito, realizados por alunos da Instituição que estão matriculados em disciplinas de estágio - e acontecem com supervisão de profissionais.
Interessou?!? Os serviços disponíveis para atendimento são: Reabilitação Oral/Prótese, Cirurgia/Extração, Urgência, Odontopediatria, Restauração, Canal, Limpeza e mais e mais. O horário de funcionamento é das 07h às 11, das 13h às 17h e das 18h às 21h - de segunda a sexta-feira.
MEDIAKIT
Se Carlinhos Maia continua sendo o ‘rei do story’, a força da pernambucana Laura Brito na rede social é também bem expressiva. De acordo com análise feita pela revista Meio&Mensagem, é a brasileira com maior engajamento em comentários no Instagram, passando nomes como Hugo Gloss, Anitta, Neymar e o famoso alagoano. No último trimestre de 2019, seu perfil teve mais de 3,7 milhões de comentários.
GREEN
Em comemoração ao Dia Internacional das Florestas, celebrado no próximo 21, a Accor reforça seu compromisso com a preservação do Meio Ambiente dando ênfase ao seu programa de reflorestamento global, o Plant for the Planet (PFP). O projeto - que celebrou 10 anos de história na América do Sul - traz a marca de mais de 600 mil árvores plantadas na Serra da Canastra e na Amazônia Peruana.
FAX... FAX
Raynara Negrine entrou na lista das modelos mais promissoras do mundo...
Única brasileira dentre as “Top Newcomers”, do Models.com, jovem de origem humilde venceu desafios até tornar-se nova estrela da moda internacional...
Livro ‘20 em 2020’ apresenta os artistas da América Latina para próxima década...
Fruto de uma ampla pesquisa curatorial encabeçada pela Art Consulting Tool, o livro aponta um espectro promissor das artes visuais por meio de uma seleção...
No rol, análises de críticos+curadores do calibre de Gerardo Mosquera, Kiki Mazzucchelli, Júlia Rebouças e José Esparza Chong Cuy...
Hoje tem bolo+guaraná para o fotógrafo (e gente boa pra caramba!) Hugo Taques, a sexóloga Zoelma Lima, o empreendedor Paulo (Trakto) Tenório, a arquiteta Clarissa Looes e os jornalistas Tayana Moura e Marcelo Firmino...
A Eppendorf abriu inscrições para a 19a edição do “Science Prize for Neurobiology”, prêmio internacional concedido anualmente a um jovem cientista pela pesquisa neurobiológica mais notável.
PING PONG
Quem?
MARINA GATTO, analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas
O Dia do Artesão merece ser celebrado?
Sim! O artesão alagoano tem muito o que celebrar, sobretudo por manter viva a genuína arte popular do estado em suas diversas tipologias, como as que foram levantadas em estudo feito pelo Sebrae, entre elas rendas e bordados, cestaria, fibras vegetais, couro, madeira e cerâmica. Nosso nosso apoio, nos últimos anos, possibilitou a capacitação e profissionalização de artesãs e artesãos, o artesanato alagoano se fortaleceu e coleciona conquistas, se tornando cada vez mais forte para superar desafios e ter uma maior visibilidade no mundo inteiro.
E o que mais?
Com o Dia do Artesão, o Sebrae Alagoas reforça sua missão que é o incentivo à perpetuação do ofício e cultura para futuras gerações. Segundo estudo feito ano passado, 56% dos artesãos alagoanos aprenderam o trabalho com familiares. Já 17,6% aprenderam com um mestre.
Para isso sensibilizamos os artesãos sobre o valor que ele tem para sociedade e seus produtos para o mercado. Queremos que sua arte seja reconhecida por todo território nacional e que possam ter seu negócio como fonte principal de renda.
O que foi necessário para a construção de tal cenário?
O Sebrae Alagoas ofertou aos artesãos capacitações em finanças, preços, design de produtos, associativismo e formalização, sem contar a possibilidade de abertura de mercado, com a participação deles em feiras, rodadas de negócios, entre outras ações.
Quais as principais conquistas?
Essa história do Sebrae com o artesanato alagoano conta com diversos marcos. Um dos principais foi a conquista de Indicação Geográfica por procedência do Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú e Manguaba, registrado como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas.
Ainda podemos citar o fechamento de contratos de artesãos locais com grandes redes de lojas no setor de modas, entre elas: Cantão, Chilli Beans, Martha Medeiros e Le Lis Blanc; artesãos que ganharam prêmios como o de Mulher Empreendedora, como a Solange Arruda, e a primeira artesã cliente do Sebrae a se formalizar como MEI no estado, a Ana Cristina, da Fulô.A.
Isso tem transformado a realidade de quem vive do artesanato?
Sim, principalmente de mulheres artesãs que se tornaram mais independentes, passaram a ser reconhecidas e viraram referência no Brasil.
Há relatos também de vários que conseguiram crescer após o acompanhamento e orientações do Sebrae em seus negócios. Esse crescimento, muitas vezes, significa a compra de um carro, de uma moto, ou a possibilidade de oportunizar a formação de filhos em faculdades. Ou seja, com esse trabalho, muita gente passa a ter a independência financeira e ainda destaca o empoderamento feminino.
Como ficou a qualificação deles na pandemia?
Diante desse cenário, a utilização do mundo digital foi importante para todos. Muitos não tinham nenhum contato com esse meio, mas conseguimos orientá-los para essa necessidade de estar presente digitalmente. Oferecemos diversas capacitações no tema para que se preparem para demandas vindas de qualquer parte do mundo.
O atendimento é remoto ou presencial?
Ambos. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos artesãos e empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD - com mais de 100 opções.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais - telegram, whatsapp+Telefone, chat, redes sociais e e-mail.