Confira os destaques do colunista nesta edição, 13/05/2021
Por James Silver | Edição do dia 13/05/2021 - Matéria atualizada em 13/05/2021 às 04h00
CHUMBETA
O Governo Federal entrega, nesta quinta, 500 moradias a famílias de baixa renda de Maceió. O residencial Oiticica I recebeu R$ 40 milhões em investimentos federais e vai beneficiar cerca de 2 mil pessoas.
Composto por casas germinadas de 44,9 m² - com água, esgoto, energia, iluminação pública, pavimentação e drenagem - o condomínio oferece estrutura de lazer e de ginástica, parque infantil e quadra poliesportiva.
Também inaugura o trecho IV do Canal do Sertão, em São José da Tapera. Esta etapa da obra tem a extensão de 30,47 quilômetros e irá beneficiar mais de 113 mil moradores e pequenos produtores rurais da região.
Diz o press release: as cerimônias ‘deverão contar’ com a presença de Bolsonaro e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
CONTANDO CARNEIRINHOS
Um estudo realizado pela Royal Philips identificou que 74% dos brasileiros enfrentam um ou mais problemas de sono, sendo que 50% relataram que a pandemia afetou diretamente a capacidade de dormir bem.
Esses fatores aliados à má alimentação podem desencadear uma piora na qualidade do sono, como indica a análise realizada pela startup Vigilantes do Sono, a partir de 70 mil noites de sono registradas por mais de 6 mil pessoas que utilizaram o programa digital, indicam que consumir refeição pesada perto do horário de dormir aumenta em média 44 minutos o tempo que a pessoa permanece acordada na cama sem dormir. Isso acontece porque o organismo dá prioridade à digestão e não ao sono.
FIRST CLASS
O Salinas de Maragogi foi mais uma vez eleito um dos melhores resorts do país de acordo com pesquisa feita com leitores do Melhores Destinos - ocupando a primeira posição.
Para elaborar o ranking, que incluiu o Iloa, na BSM, em sétimo lugar, o portal fez uma pesquisa com mais de 25 mil leitores que avaliaram mais de 300 resorts para a eleição. Para definir a lista com os 10 melhores resorts do Brasil, cada leitor avaliou as hospedagens em que já ficou e deu uma nota de 1 a 10 nas categorias conforto e lazer, custo-benefício e gastronomia.
PING PONG
Quem?
SILVIA FONSECA, infectologista
Infelizmente, a Covid-19 está longe de ser uma doença passageira...
Nem sempre a cura da infecção significa o fim dos sintomas causados pelo novo coronavírus. A síndrome - também conhecida como Covid longa, persistente ou prolongada - tem se tornado cada vez mais comum em pacientes no mundo inteiro.
Quais as sequelas da Síndrome pós-covid?
Os problemas vão de manifestações dermatológicas a distúrbios cardíacos. As sequelas geralmente surgem depois de quatro semanas após o quadro agudo da infecção e merecem atenção.
Os sintomas mais persistentes são fadiga, dificuldade de concentração, dificuldades respiratórias, tosse, dores musculares, articulares e no peito, depressão, ansiedade, dor de cabeça, tonturas, perda do olfato e paladar.
Qual a melhor maneira de evitar complicações a longo prazo?
É prevenir a Covid-19. E manter todos os cuidados mesmo após a cura da infecção - lavar bem as mãos com água e sabão, fazer uso frequente de álcool em gel e manter o distanciamento social.
Se o paciente sentir algum sintoma persistente é imprescindível procurar um médico. Não podemos descuidar em nenhum momento.