Confira os destaques do colunista nesta edição, 10 e 11/07/2021
[email protected] - 10 e 11/07/2021
Por James Silver | Edição do dia 10/07/2021 - Matéria atualizada em 10/07/2021 às 04h00
3x4
Quem?
VALÉRIA COX, arquiteta
Onde?
Casa Fabricatto
Quando?
Na IV Mostra Experience - que promete marcar o trade décor no segundo semestre
Como?
Assinando uma Sala de Jantar marcada pela curadoria de mobiliário da Fabricatto e das referências de estilo da arquiteta
LAREIRA
O inverno chegou e com ele a vontade de vivenciar experiências aconchegantes e quentinhas. Pensando nisso, a coluna sugere diversas opções para aproveitar e se aquecer durante a temporada - ou até escapar dos dias frios. Confira:
1. Não é só o vinho que é uma ótima opção para a temporada. A cervejaria artesanal com seus líquidos sofisticados também cria combinações surpreendentes. Entre as apostas made in Alagoas está a Hop Bros: a Witbier é uma cerveja de trigo com toque cítrico, raspas de limão, laranja e sementes de coentro.
2. Sorvete não combina com inverno? Mito! Além da marca reconhecida mundialmente, Häagen-Dazs, os sabores alagoanissimos da Bali - cocada e tapioca - merecem atenção extra.
3. Para aproveitar o inverno de um jeito clássico, o Maria Antonieta oferece o melhor dos queridinhos da temporada: gastronomia e vinho.
4. Não há clima ruim para apreciar os champagnes de Moët & Chandon. Nesse tempo mais frio, as notas de frutas tropicais e o aroma marcante de Nectar Impérial harmonizam muito bem com fondues, chocolates e sabores mais adocicados. Já a Impérial Rosé, com seu intenso sabor frutado e cremosidade incomparável, é perfeito para esquentar aqueles dias mais frios.
VACATION
De acordo com dados do IBRE/FGV, gastos extras decorrentes das férias escolares podem comprometer até 12% do orçamento familiar.
Por isso, a Equatorial chama atenção para o uso consciente e responsável da energia, já que pequenas atitudes ajudam a economizar e ainda preservam o meio ambiente. Videogames, computadores e TVs, por exemplo, devem ser desligados quando não estiverem em uso.
FAX... FAX
Hoje tem bolo+guaraná para Olívia Tavares e Evinha Viana…
No domingo é a vez de Lili Martins, Kátya Leite, Wanderson Medeiros e Janah Cardoso virar o calendário…
Noaldo Dantas também ganha coro de parabéns amanhã. Ao tempo em que comemora o fato da herdeira INGRID DANTAS (foto) ter passado no doutorado de Direito - em Brasília…
As medidas de segurança e isolamento social afastaram pessoas fisicamente mas as conectou digitalmente aquecendo o nicho de online dating…
Estudo mostra que Brasil é 2º maior mercado quando o assunto é Namoro Online - algumas empresas chegam a faturar mais de US$ 1,1 bilhão…
Crise sanitária determina adiamento da 23ª edição do evento para os dias 15, 16 e 17 de julho de 2022…
Durante a pandemia, a startup de logística reversa inteligente Green Mining registra aumento de 88% na coleta de recicláveis em condomínios…
Live de Gusttavo Lima em Brasília, neste sábado, a partir das 20h, terá rally de carros acontecendo simultaneamente ao seu show…
Tem novidades gourmet no menu do McDonald’s: Linha Picanha do Méqui…
HUGO DÂMASO (foto) concentrando o foco no vanguardista projeto arquitetônico do edifício New Time.
PING PONG
Quem?
GLEYDSON LIMA, otorrinolaringologista do Sistema Hapvida
O inverno pede cuidados especiais com a saúde?
Sim, que vão além de usar peças quentinhas para ficar aquecido e protegido do frio. O ar seco e mais poluído contrai os vasos sanguíneos, deixando a laringe mais estreita e as cordas vocais mais apertadas.
Quando o inverno chega, problemas relacionados às pregas vocais são mais comuns?
Tosse, pigarro, dor de garganta e disfonia são alguns dos sintomas mais frequentes que costumam aparecer na estação mais fria do ano. Durante este período, os desconfortos vocais são atribuídos a dois fatores: a queda de temperatura e a baixa umidade do ar.
A OMS estima que a gripe causa comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas no mundo anualmente…
As doenças respiratórias, como a gripe ou até mesmo o resfriado comum, podem prejudicar muito as cordas vocais. Isso acontece porque, normalmente, há uma predileção dos vírus pela laringe que, quando inflamada, fica rígida e vibra menos.
Enfermidades provocadas por bactérias, fungos, sinusites, refluxo gastroesofágico, baixa produção ou baixa quantidade de saliva na boca, ansiedade ou estresse também podem provocar alterações na voz e na garganta como um todo.
Quais as formas de tratamento para os problemas de voz típicos dessa época do ano?
Em praticamente todos os casos, a hidratação e o repouso vocal estão indicados pois tais medidas diminuem o edema das pregas vocais e melhoram a qualidade da voz. Também podemos optar por fonoterapia ou o uso de medicamentos antivirais, antibióticos e corticóides. Lembrando que o tratamento de cada paciente é único e individualizado, não sendo recomendada a automedicação.
Quais dicas - simples e práticas - para cuidar da voz durante o inverno?
A primeira é não deixar de seguir as orientações já preconizadas pelos órgãos de saúde para evitar o contágio pela covid-19 e por outros tipos de vírus, como o uso de máscara e a higienização das mãos.
Que outros cuidados?
Evitar o tabaco, estar com a vacinação em dia, evitar ambientes fechados, não falar alto e evitar alimentos ou líquidos muito gelados ou muito quentes. Fazer inalação com vaporizador ou mesmo com água morna também pode ajudar bastante. Cuidar da sua voz é cuidar de você. Se as dúvidas ou sintomas persistirem procure um médico.