Confira os destaques do colunista nesta edição - 09/09/2022
Por James Silver | Edição do dia 09/09/2022 - Matéria atualizada em 09/09/2022 às 04h00
PESSOAL JANGADA
A neo edição do Projeto Velas & Telas - idealizado por Mirna Porto - teve início ontem com homenagens póstumas aos inesquecíveis Miguel Torres, Edgard Bastos, Vicente Ferreira e Achiles Ecobar. Falaram sobre esses artistas e suas obras, respectivamente, Rogério Gomes, Lula Nogueira, Tânia Pedrosa e Chico Simas. A área de expo é próxima ao Marco Referencial - na orla - e a programação navega (literalmente!) até domingo, projetando a fina flor de nossa arte contemporânea. No line-up, no gente do calibre de Martha Arruda, Persivaldo Figueiroa, Rosivaldo Reis, Salles Tenório, Pedro Lucena, YARA PÃO (foto) e grande elenco.
MEETING
GISELLE BUARQUE (foto) é embaixadora do WedPro, evento que promete reunir os Maiores Especialistas em Marketing e vendas para Fornecedores de Casamentos - em mais de 05 Horas compartilhando conhecimento e experiências - com profissionais do calibre de Fernando Terra, Mari Dedivitis, Roberto Cohen e Vinícius Favale.
YESTERDAY
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 6,6% da população brasileira não sabia ler e nem escrever no ano de 2019. Isso significa que aproximadamente 11 milhões de pessoas eram analfabetas.
No dia 08 de setembro comemorou-se o Dia Mundial da Alfabetização: data criada pela Organização das Nações Unidas, por meio da UNESCO.
+YESTERDAY
A ONU instituiu essa data como comemorativa no intuito de acentuar a relevância do aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação para o desenvolvimento socioeconômico mundial, enfatizando cada vez mais essa questão como “essencial para a dignidade e os direitos humanos”.
GREEN
Os espaços de ativação da Natura no Rock in Rio - que vai até domingo - estão bombando!
Com mais de 50 artistas e ativistas da Amazônia na concepção, execução e line up, a NAVE é uma instalação audiovisual de 360 graus que convida a uma imersão no vasto universo multicultural da maior floresta tropical do mundo.
O Portal promove uma experiência sinestésica sobre a Amazônia em diversas dimensões através de conteúdo imersivo.
A Loja Pop Up convida a experimentar os produtos e conhecer mais sobre a atuação da marca na Amazônia, incentivando os visitantes a fazerem escolhas de consumo que transformam o mundo.
A experimentação e entrega de brindes da make Faces faz o convite para ousar, expressar e criar com orgulho de ser quem é, e traz uma coleção exclusiva com seis novos batons cremosos.
FAX... FAX
As fashionables AVIA WANDERLEY+MARIZA PACHECO+GENEILDES CARVALHO nas viradas de coleção que movimentaram o circuito…
12ª edição da ArtRio’22 vai ocupar a Marina da Glória entre os dias 14 e 18 de setembro…
Aninha Loureiro manda avisar que, com destaque para itens de perfumaria, Boti Promo chega com descontos de até 50% em produtos selecionados…
Falando nisso… O.U.i Paris - marca de alta perfumaria também representada em Alagoas e Sergipe pela família Loureiro - propõe uma viagem inusitada aos castelos franceses com os lançamentos Élégance Royale e Mystère Royal…
Os carros da BMW e MINI terão interiores veganos a partir de 2023…
Na terça, 13, às 10h30, a Coral lança o Colour Futures™ 2023, apresentando a Cor do Ano…
Com apresentação de Maurício Arruda e Bela Gil, Djamila Ribeiro, Ary Fontoura e Thalita Carvalho - que recentemente esteve em Maceió em evento com a Casas Jardim - de special guests...
Hoje tem bolo+guaraná para Dóris Meire, Cícero Rocha, Juliana Rosa e TARSO SARMENTO (foto) - que ganha coro de parabéns puxado pela wife, Rachel.
PING PONG
Quem?
TÚLIO AUGUSTO, artista plástico proprietário do Estúdio Alavantú, onde atua como curador de arte popular, principalmente do cenário nordestino
Teve estreia na Design Weekend…
O Estúdio Alavantú apresenta “Balancei, Balançou” - exposição no Ateliê Roda, em São Paulo, que joga luz à arte e design alagoano por meio de fotos do fotógrafo André Nery e um balanço assinado por Jasson. Marcando nossa estreia na 11ª edição da DW – Design Weekend, que acontece até 11 de setembro.
De que fala a mostra?
As relações afetivas, as histórias resgatadas da infância e os “causos” contados por ancestrais ganham movimento e novos contornos na exposição “Balancei Balançou”. Convidando o público a mergulhar em uma reflexão de resgate a afetividade de memórias – vividas e relatadas.
Jasson é conhecido por criar cadeiras emblemáticas…
Sim, pedimos para o artista “cortar” as pernas da cadeira, na intenção de criar o balanço para dar a ideia de “flutuar”, e assim, trazer leveza em contraponto com a brutalidade da madeira, que mesmo rústica, se apresenta na natureza em uma infinita variação de formas, movimentos, de torções a nós. Ele é conhecido por criar verdadeiros tronos. E agora, sem os pés, permite que nos balancemos em nossas próprias memórias.
Quem nunca esteve em um balanço não sabe a sensação de sentir aquele friozinho na barriga misturada com o sorriso largo que surge quando o balanço sobe. E essa brincadeira de criança vira de adulto quando olhamos nossos álbuns fotográficos, quando conseguimos reviver coisas que nos fazem sair da nossa zona de conforto.
Esses conceitos foram mesclados a que ideia?
Por histórias, contadas pelos mais velhos, de que um dia, o sertão vai virar mar.
Jasson também já ouviu muito falar disso, e como apaixonado por ambos – sertão e mar – criou o balanço que movimenta as concepções enraizadas sobre o Nordeste, visto como um lugar de miséria e pobreza, para levar o expectador à uma outra ponta: O sertão que conheço é verde, de céu azul, às vezes de chão rachado, outras vezes de chão alagadiço; um chão forrado de quartzo branco, cactos que aparecem como verdadeiras colunas imperiais e pássaros coloridos como o Carcará, uma ave de rapina que com sua coroa de penas amarelas, é conhecido como o rei do sertão.
Esse colorido também aparece nas casas, nas vivências do cotidiano e na concepção do que aquele lugar representa para as pessoas que ali vivem…
A vivacidade que habita os artistas do cenário da arte alagoana é repleta de cores e materiais da natureza, incluindo o reaproveitamento de madeiras de árvores mortas ou que descem pelos rios na época de chuva. Viram pinturas, esculturas, e toda expressão artística que contam histórias, que expressam sentimento e demonstram sensibilidade extrema.
LevezaXrusticidade, sertãoXmar: coisas antagônicas, mas que, no final das contas, se encontram…
O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e corta diversos estados, para também banhar parte do Sertão Alagoano, no município de Belo Monte, que é a terra de Jasson. E por meio de suas corredeiras de água forte vai desembocar no meio do mar.