app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição - 02/11/2022

[email protected]

Por James Silver | Edição do dia 02/11/2022 - Matéria atualizada em 02/11/2022 às 04h00

DIRETO DE BH

Depois de um hiato de mais de dois anos, a criatividade e o empreendedorismo da moda alagoana retornam com força total ao Minas Trend, maior salão de negócios de moda da América Latina, apresentando nesta edição o trabalho de 13 marcas associadas ao Sindivest, com apoio da FIEA e patrocínio do Sebrae+SENAI.



DREAM TEAM

Com participações recorrentes desde 2015 e atuações marcantes pautadas em trabalhos feitos à mão, empresas do estado, todas elas lideradas por mulheres, estarão presentes no evento, desde veteranas, como Aquas Beachwear, Caleidoscópio, Maneka, Lúcia Bastos e Sandra Cavalcante, a estreantes como Coolture - capitaneada pela designer CIL OLIVEIRA (foto), Bruna Bert, Milka Pereira Store, Perolah e Two Cousins, além de Coloral, Seeyu e Severa Fitness, integradas por formandas do Curso Técnico de Moda do SENAI.

 

Foto: Divulgação
  


SINDIJOIAS

O setor de acessórios, comandado pelo SINDIJOIAS AJOMIG, no Minas Trend é um dos principais destaques do evento desde sua criação. Em sua 28ª edição, o Sindicato leva 38 marcas, não só de Minas Gerais, mas de todo o Brasil. Entre elas, oito fazem sua estreia.

O varejista que passar por lá encontrará peças originais e de valor agregado, que atendem aos mais diversos públicos. Entre as marcas participantes, Simone Salles, Palone Design, Luiza Rogi, Caleidoscópio, Rosana Bernardes, Sheila Morais, Lazara Design, Lita Raies, Cláudia Marisguia, entre outras.


MINEIRA, UAI!

Reminiscências+idealizações se fundem em um cenário onírico em “O papel do tempo”, exposição que insere o Minascentro no epicentro da moda para celebrar os 15 anos de uma bem-sucedida trajetória do maior salão de negócios da América Latina, o Minas Trend. A mostra, que abre a 28ª edição do evento, e fica em cartaz de 2 a 4 de novembro, na sequência, migra para outro icônico endereço, o Museu Mineiro da Moda - Mumo.


COMMISSARIAT

O desafio de remontar uma década e meia repleta de memórias, simbolismos e transformações fica a cargo da tarimbada Mary Arantes, que assina a curadoria da exposição, e tem como aliado o estilista Luiz Cláudio, da grife Apartamento 03, com 16 anos de estrada, parte deles consolidados nas passarelas do Minas Trend.

Para compor o trio na execução da mostra entra em cena a jovem arquiteta Ana Clara Escuciato, que estreou no evento na edição passada, como curadora da expo “Entretecer”, um enlace entre a moda e a arte, com participação do estilista Victor Dzenk e o artista Léo Brizola.



ABRE ASPAS

“As marcas alagoanas, em sua maioria autorais, demonstram a força de mulheres nordestinas que não só empreendem e estão nos holofotes, como também alimentam o ciclo da economia criativa, ofertando oportunidade de transformação social para outras mulheres de comunidades do estado, movimentando a cadeia produtiva por meio de técnicas manuais de costureiras, modelistas, bordadeiras, entre tantos outros ofícios”. CHICO ACIOLI, presidente do Sindicato do Vestuário do Estado de Alagoas

 

Foto: Divulgação
  


FAX... FAX

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe e o presidente da CDL/BH, Marcelo Souza Silva comandam coletiva de imprensa, às 11h, sobre o panorama da indústria da moda e o Minas Trend como instrumento de promoção do setor…


A Arte Sacra promove um Fashion Happening no Minas Trend, hoje...


A marca apresenta filme de sua neo coleção, Rosário, além de uma instalação-conceito com as peças da temporada…


O evento será seguido de apresentação da Orquestra Opus+Arnaldo Antunes, no Grande Teatro do Minascentro…


Salão de negócios estreia espaço exclusivo para a moda íntima - totalmente dedicado a 17 marcas de lingerie, fitness, beachwear e sleepwear.



PING PONG

Quem?

MARY FIGUEIREDO ARANTES, Designer, diretora de criação e escritora

 

Foto: Divulgação
  

O que destacaria nos seus 34 anos de experiência na moda?

Atualmente realizo essa atividade junto a artesãos e produtores locais, promovendo ações assertivas por meio da Quermesse da Mary, evento voltado a vendas de produtos de pequenos empreendedores. 


E o exercício da curadoria?

Foi iniciado durante a 10ª Edição do Minas Trend, em abril de 2012, no Expominas, quando enalteci o tema “Leveza” com abordagem sustentável.


Qual o ponto de partida dessa expo?

O papel do tempo não é linear, ao contrário, tem a missão de surpreender o visitante, revelando a fragilidade e a fugacidade tanto do papel quanto da moda. O tempo e seus ciclos são o ponto de partida para o evento que sempre privilegiou questões relevantes ao planeta, como a água, o oxigênio e a sustentabilidade. A pergunta que se faz agora é sobre a necessidade de superproduções na moda atual, gerando resíduos poluentes ao meio ambiente.


Como será o layout?

A atmosfera onírica, e ao mesmo tempo, lúdica, ocupará 110 metros quadrados de um dos corredores do centro de convenções, dando a ideia de um túnel do tempo, além de propor um diálogo entre o que está sendo mostrado e a arquitetura neoclássica do espaço.


E a aposta na interatividade?

A ideia inicial era pendurar os manequins no teto para que ficassem imensos e a roupa de papel se arrastasse pelo chão, mas como o prédio é tombado, optamos por utilizar totens de 50 e 70 centímetros, chegando a quase um metro de altura, para mostrar o crescimento do evento ao longo de 15 anos.


A ideia remete… a um portal, onde os manequins, enfileirados e dispostos em triangulação, permitem que o visitante percorra esse cenário, contorne cada modelo e interaja com a indumentária. Haverá ainda uma arara com cabides, como um closet imaginário, onde serão dependurados moldes, a maioria usados, e croquis enviados pelas marcas para os 15 anos do evento. Em outra parede haverá projeção de um vídeo contendo flashes de momentos do Minas Trend mesclados com depoimentos de caráter documental.


A interação também estará presente… no painel inspirado em fitas do Senhor do Bonfim, contendo cadarços em sarja onde se penduram etiquetas de marcas que fizeram história no evento, além de canetas que instigam o visitante a deixar sua assinatura como forma de fazer parte da celebração de 15 anos.


Sua história cruza com a de Luiz Cláudio…

É uma pessoa com quem trabalho há muitos anos, é meu amigo e confio nele plenamente. Ainda estudante do curso de Moda da UFMG, me procurou para ajudá-lo a compor o acessório de sua coleção para um concurso de moda. Fiz um enorme colar para ele, que ganhou o concurso na ocasião. Depois me procurou novamente e eu lhe disse que já estava mais que preparado e não precisava de mim. Ele comprovou seu talento como 1° lugar nacional do prêmio Smirnoff Fashion Awards, em 1999. 


O papel e a moda:

Aquele usado em croqui, para modelar ou plissar uma peça, ganha um significado especial, sendo utilizado como roupas criadas por Luiz Cláudio e que irão vestir 18 manequins.

Ponto provocativo é o processo de feitura das roupas no próprio local, tarefa desafiadora para Luiz Cláudio.

Mais matérias
desta edição