Coluna Social
Enviado especial a 33ª edição do Minas Trend, entre 08 e 10 de abril, em BH
10 marcas alagoanas foram selecionadas pelo Sebrae, Sindivest e Sinduscal para o salão de moda

33ª EDIÇÃO
O Minas Trend acontece entre os dias 8 e 10 de abril, no BH Shopping, e promete reforçar a vocação de Minas Gerais como um dos principais polos da moda nacional.
Com expectativa de reunir mais de 5 mil visitantes e gerar mais de R$ 27 milhões, o maior salão de negócios de moda da América Latina aposta na força econômica do setor para conectar lojistas, marcas e criativos de todo o país - sob o tema “Olhe. Olhe de novo. A moda é um convite para ver o mundo de outro jeito”.
ABRE ASPAS
“A indústria da moda em Minas Gerais é um dos pilares da nossa economia, com mais de 8 mil empresas gerando mais de 121 mil empregos diretos. Além da força produtiva, o setor se destaca pela criatividade, pela capacidade de exportação — que ultrapassou os 193 milhões de dólares — e pela geração de receita para o estado. Valorizar e realizar a moda mineira é investir no desenvolvimento econômico sustentável, na inovação e na identidade cultural de Minas”.
FLÁVIO ROSCOE, presidente da FIEMG
FAX... FAX
A temporada Primavera/Verão’26 será apresentada por 151 expositores...
A coletiva de abertura contará, além do presidente, com Rogério Vasconcellos e Mariângela Marcon, da FIEMG; Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae; e Murilo de Paula Graciano, presidente do Sindijoias e da Ajomig…
O encontro acontece hoje, às 11h, no BH Shopping, que recebe mais uma vez o evento…
Marca mineira Zak apresenta coleção “Vértice” para o verão’26 e destaca o bom momento da moda masculina no Brasil…
Na programação de palestras do evento: O impacto do design consciente na moda de luxo, com Marcia Kemp e tendências com START by WGSN…
Ainda entre os palestrantes, Cris Gurgel, Flávia Mitre, Rachel Patrocínio e Alexandre Bojar…
Uma das novidades é que os desfiles infanto-juvenis serão abertos ao público...
No total, oito desfiles do segmento Kids, Baby e Teen - de zero a 16 anos - nos três dias de evento…
Serão três blocos de desfiles por dia, com a participação de 44 das 47 marcas confirmadas…
No estande 33, duas novas coleções, a Áurea e a Essência, focam na moda inclusiva…
São corpos que precisam de modelagens específicas, de tratamento diferenciado e de acessibilidade. E, embora ainda pouco representado na indústria da moda, esse público corresponde a uma parcela significativa da população.
COMITIVA
Entre as 10 marcas alagoanas - de vestuário, fit+beachwear, acessórios e bolsas - selecionadas pelo Sindivest e Sinduscal, a Acessore.me (com suas peças em couro legítimo clássicas e atemporais), Artecer (com peças que resgatam a renda Singeleza), Milka Pereira (Semijoias Handmade), Piskuila (indústria de bolsas funcionais), Pontos&Contos (peças artesanais) e Severa (marca de moda fitness).
FILÉ MIGNON!

ADRIANA GOMES (foto) há 30 anos domina a arte do filé do Pontal, hand made de grande destaque na cultura alagoana. Suas peças já estiveram presentes em desfiles e
feiras - incluindo participação internacional na Suécia.
Presente pela segunda vez no evento, com sua coleção “Encanto”, toda feita à mão no bordado típico e muitas franjas, promete fazer bonito com o verão da marca.
HI&LO

ALANA TENÓRIO (foto) é uma veterana de participações com sua marca que mescla o rústico com o glamour. Apaixonada por arte, cultura e moda, busca uma conexão entre o design criativo, agregando valor e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico. Entre seus pilares, a busca da sustentabilidade através do trabalho feito à mão, sem perder o contexto atual das tendências da moda.
MIMOSA!

LUCIANA LEITE (foto) lidera a Associação de Costureiras de Capela, ofício herdado da bordadeira mais famosa da cidade, que dá nome à marca: Mimos de Dona Peró. Unindo técnicas de bordado, pintura e crochê, a grife integra, pela segunda vez, o estande coletivo “Conceito Alagoas”, responsável por um dos destaques do Minas Trend - sob o patrocínio do Sebrae.
FLOR DE PENEDO

Fundado pela mestra artesã ANA CRISTINA (na foto com sua equipe), a Fulô. A fez do povoado de Murici, o reduto onde mais de 40 famílias encontram na arte do bordado não apenas uma expressão criativa, mas também uma fonte essencial de sustento. Cada peça produzida carrega em seus traços a riqueza do cotidiano alagoano, representando cenários, costumes e memórias que atravessam gerações.