Conhecida pelos shoppings de luxo, arquitetura ultramoderna e sua fama de destino luxuoso, Dubai agrada muitos turistas e atrai não apenas os interessados em conhecer o lugar. Tem alagoanos que fazem da cidade sua nova casa, aproveitando os potenciais do mercado local para desenvolver o próprio negócio.
A cidade dos Emirados Árabes Unidos pode ser considerada um polo turístico, uma vez que, em 2017, foi o quarto destino mais visitado do mundo. Foram 15,8 milhões de turistas internacionais, crescimento de 6,2% em relação a 2016. Os turistas indianos foram os que mais visitaram Dubai: 2,1 milhões. A Arábia Saudita foi a segunda da lista, contribuindo com um total de 1,53 milhão, seguida do Reino Unido, que enviou 1,27 milhão de turistas a Dubai.
Em entrevista ao site Mercado e Eventos, responsável pelos dados sobre a visitação do lugar, o diretor de turismo da cidade falou com empolgação, à época. “Com Dubai consolidando sua posição como a quarta cidade mais visitada no mundo, nós continuamos confiantes de que o nosso desempenho, com a ajuda do crescimento contínuo de nossas parcerias com o governo e iniciativas privadas, vão nos permitir atingir nosso objetivo de ser a primeira cidade mais visitada, assim como a mais recomendada pelos turistas”, afirmou Helal Saeed Almarri.
Dubai pode ainda não ser a primeira mais visitada, mas empenho não falta. A alagoana Gabriele Weltner e seu irmão, Anderson Bezerra, se mudaram para lá após encontrarem um anúncio num site que chamava interessados em trabalhar num hotel cinco estrelas da cidade e ficaram de vez.
“Eu estava fazendo faculdade no Brasil, que eu não tava me identificando muito, e tinha uma amiga de lá que viu um anúncio num site falando que uma empresa estava contratando 80 brasileiros pra ir trabalhar em um hotel cinco estrelas em Dubai. A entrevista seria em São Paulo, o requisito era falar em inglês, daí, eu apliquei em um dia, no outro dia já recebi o e-mail confirmando, em quatro dias já estava em São Paulo sendo entrevistada. Foram três gerentes do hotel que vieram fazer a entrevista realmente em inglês”, conta.
Gabriele aproveitou a oportunidade para, em suas palavras, ‘vender Maceió’ para eles, que acabaram convencidos à conhecer a capital alagoana. “Eram 300 pessoas lá e só eu era de Maceió, então, realmente vendi a cidade. Eu acabei conseguindo a vaga, trabalhando no hotel deles em Dubai, que é um hotel maravilhoso, super indico”.
A experiência foi o primeiro passo para o que se tornaria uma página no Instagram de guia turístico. “Eu fui a Dubai trabalhar em hotel, num restaurante. Não sabia nada de bebidas, de vinho, aprendi tudo lá. E aí, eu conheci uma que sempre ia e falava ‘nossa, você é tão extrovertida, poderia trabalhar com turismo’, porque ela tem uma agência de turismo para o público belga. Ela foi me dando todas as instruções de como fazia pra ser guia de turismo. Daí, eu nunca quis pedir pra ela pra trabalhar na agência dela, mas ela me instruiu sobre tudo o que eu precisava para dialogar com aquele público. Foi ótimo. Conheci um ramo diferente do hotel, que tem bastante oportunidade, que é o turismo para brasileiro em Dubai”, explica Gabriele.
Os irmãos destacam que o diferencial da ‘Explore Dubai BR’ é o acolhimento dos clientes em tudo o que precisam. “Eu falo pelos feedbacks, até pela assistência fora do horário do nosso tour. A gente preza sempre por dar toda a assistência e pelos detalhes também que são pedidos. Nós fazemos a viagem do início ao fim. Sobre passagem, a gente sempre indica os tempos que têm promoções, as agências que a gente tem parceria. Sobre hotéis, a gente indica mais baratos na mesma área que a pessoa escolheu”.
O tour
Falando no tipo de cliente que ela prefere, que são os casais em lua de mel, “porque estão sempre naquela vibe de relaxar, aproveitar”, Gabriele ressalta qual o período ideal para visitar o destino, conhecido pela temperatura elevada.
“De junho a agosto... não vai. É muito quente, chega a 50 graus. A gente tem muita dificuldade de guiar nesse tempo. A pessoa sai linda, maravilhosa, pra tirar as fotos e o calor não ajuda. Novembro é maravilhoso. Mas, entre final de outubro a março é um período ótimo, você vai aproveitar todos os seus dias em Dubai”, explica.
Apesar de a viagem não ser barata, custando, em média, R$ 5 mil reais, a alagoana defende a ida e finaliza com outras dicas. “Você precisa passar pelo menos cinco dias em Dubai pra conseguir conhecer. Tem vistas maravilhosas para ver a cidade inteira. Tem um barco a vela muito bonito, tem que conhecer o interior da cidade também. Tem a montanha russa mais rápida do mundo, em 240 km. A mesquita é um outro ícone. Não faltam atrativos para desbravar a cidade”.