No Brasil, os brechós e roupas de segunda mão ainda são um tabu para algumas pessoas. É comum que, ao pensar no assunto, características negativas sejam lembradas, como mau cheiro das peças, falta de cuidado e marcas. Porém, os brechós estão se reinventando e surgindo como uma alternativa para o consumo consciente da Moda.
O maior brechó online do Brasil, por exemplo, faz uma curadoria sobre os produtos e o volume de opções que oferecem - em média quatro mil peças são recebidas por mês. “Um dos critérios para avaliação é analisar se você daria de presente para sua melhor amiga. Porque se tem algum defeito, um fio puxado, bolinha ou zíper emperrado, você não aceitaria como um presente para alguém especial”, explica Luanna Toniolo, fundadora da TROC, sobre o processo de seleção dos produtos.
Mas para quem tem vontade de comprar e ainda não se sente preparada para escolher um look de brechó, uma opção para começar a testar essa experiência é adquirindo um acessório. Luanna Toniolo defende que sua empresa possui mais de três mil opções, entre óculos de sol, cintos, colares, pulseiras, brincos, anéis e carteiras. Assim como as roupas, os acessórios variam para todos os gostos e bolsos, com opções desde fast fashion, premium e luxo. Os valores vão de R$ 15,00 - um colar da Forever 21 - até R$ 3.120,00 - uma carteira da marca Bottega Veneta.