COLUNA ILCA MARIA ESTEVÃO
Novas colaborações da Nike animam fashionistas
Marca aposta em nomes de peso para assinar novas colaborações; confira os detalhes


Em resposta ao ano de 2024, que foi marcado por uma queda de 20% no valor das ações, a Nike está trazendo colaborações com personalidades de impacto para se reestabelecer. A coluna separou os anúncios mais recentes que prometem ser sucesso no mundo da moda.
NikeSkims (Kim Kardashian)
O anúncio da parceria entre a marca esportiva Nike e a Skims, etiqueta de shapewear fundada por Kim Kardashian, representa um novo horizonte para a gigante do esporte. Diferente de outras colaborações, como Jordan, do ex-jogador de basquete Michael Jordan; e Cactus Jack, do rapper Travis Scott; a NikeSkims marca a primeira vez que a empresa fundada em Oregon lança diretamente uma submarca inédita ligada a uma personalidade.
Assim que foi confirmada, a novidade gerou um crescimento de 4,5% nas ações da marca do swoosh. Não foram divulgadas datas exatas, mas o primeiro lançamento da linha está agendado para a primavera deste ano.

Olaolu Slawn – Air Max 90
Fazia tempo que os fãs da marca cobravam por uma campanha que fosse além de um lançamento tradicional, com eventos em lojas e pequenas ativações. Ao lado do artista nigeriano Olaolu Slawn, a Nike trabalhou em uma parceria no clássico sneaker Air Max 90, que apresentou uma campanha sem inovações, mas que animou muitos sneakerheads.
O artista, que se mudou da Nigéria para Londres em 2017, colocou na capital britânica dois bonecos infláveis gigantes, desenhados por ele, calçando o modelo da colaboração. No drop, foram apresentadas um versão branca e uma preta, com detalhes em alto relevo no cabedal criados por Slawn.
A reedição do Air Max 90 reviveu a aura do tênis clássico, além de provar que um lançamento básico pode também se destacar quando bem realizado.

Nike X Riccardo Tisci
O estilista Riccardo Tisci e a Nike voltaram a trocar ideias desde a última edição da parceria, lançada em 2018. As ideias fashionistas do ex-diretor criativo da Givenchy, combinadas com os modelos retrôs da Nike, resultaram em algumas das edições mais almejadas entre os colecionadores de tênis e amantes de moda.
Tisci vem assinando modelos exponenciais para a Nike desde 2014. Nesse retorno, o designer vai além dos sneakers e inclui no catálogo da marca uma bolsa que acompanha a curvatura do swoosh, famoso ícone gráfico da etiqueta.
Além da bolsa, especula-se que a parceria também está guardando uma edição especial do Nike Shox, apontado como um dos tênis em tendência para 2025.
Apesar de ter passado por um declínio em 2024, a Nike vem trabalhando para contornar a situação. Confrontada pela concorrência, que tem se destacado por relacionar moda e arte, além do esporte, a marca aposta nas colaborações como estratégia para se reestabelecer no mercado.