loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 29/03/2025 | Ano | Nº 5934
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Maré

COLUNA ILCA MARIA ESTEVÃO

Shein desbanca Gucci e Nike e lidera mercado de moda global

Segundo um relatório da GlobalData, a Shein tornou-se a marca de vestuário com maior crescimento de participação no setor em 2024

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Shein desbanca grandes marcas e lidera mercado de moda
Shein desbanca grandes marcas e lidera mercado de moda | Foto: Divulgação

A marca chinesa Shein foi a varejista de moda que mais cresceu em participação de mercado em 2024, segundo um relatório da GlobalData. Enquanto isso, gigantes como Nike e Gucci registraram quedas, evidenciando mudanças no comportamento dos consumidores e desafios enfrentados por algumas das marcas mais tradicionais do setor.

O crescimento da Shein

De acordo com o estudo, a Shein avançou 0,24 ponto percentual em participação de mercado em comparação a 2023. O crescimento acelerado da marca é atribuído aos preços acessíveis e à capacidade de seguir rapidamente as tendências de moda. Porém, a empresa ainda é alvo de críticas por questões trabalhistas e pelo impacto ambiental devido ao modelo de negócio baseado no fast fashion.

Chanel e Hermès foram destaques positivos
Chanel e Hermès foram destaques positivos | Foto: Divulgação

O mercado de luxo

No mercado de luxo, os resultados foram variados. Chanel e Hermès foram destaques positivos, com aumento de 0,59 e 0,55 ponto percentual, respectivamente.

Já a Gucci enfrentou um declínio de 0,10 ponto percentual — a maior do setor —, refletindo as dificuldades da marca em atrair consumidores após mudanças na identidade visual e na estratégia criativa, com a entrada de Sabato de Sarno em 2023; a saída dele no mês passado; e, agora, a contratação do polêmico Demna Gvasalia.

Nike sofreu a maior retração entre as marcas esportivas
Nike sofreu a maior retração entre as marcas esportivas | Foto: Divulgação

Marcas esportivas

Entre as marcas esportivas, a Adidas se destacou ao crescer 0,17 ponto percentual, impulsionada pelo sucesso da linha Adidas Originals. Em contrapartida, a Nike sofreu a maior retração do segmento, perdendo 0,11 ponto percentual, o que levanta questionamentos sobre a adaptação da empresa às novas demandas dos consumidores.

O cenário de 2024 demonstra que o mercado da moda segue dinâmico, com marcas consolidadas enfrentando desafios e novos modelos de negócio ganhando força. O impacto das mudanças de consumo deve continuar moldando o setor nos próximos anos.

Relacionadas