COLUNA ILCA MARIA ESTEVÃO
Da pele animal ao cabelo humano: tendência substitui pelagem na moda
Marcas como a Schiaparelli e o designer Charlie Le Mindu usam o cabelo humano em itens de moda com vanguardismo


Frente ao desafio de substituir a pelagem animal, alvo de campanhas e legislações pela sua extinção na moda, a indústria fashion passa a ter o cabelo humano como ferramenta de criatividade nos designs. Grandes marcas exploram a tendência em acessórios e looks completos, provando que a estranheza pode ser a porta de entrada para uma moda sustentável e singular.
Os desafios de equilibrar avanços éticos com demandas de mercado e tradição são uma importante questão no mercado da moda, que encontra um embate na cada vez menor produção de roupas com tecido animal. Por décadas desejada por fashionistas e sinônimo de ostentação, a moda baseada na pelagem de animais silvestres passou a ser vista com olhares negativos pela falta de sensibilidade e negligência com a manutenção do ecossistema.
Hoje, é o vintage que preserva peças de moda de origem animal, com a reutilização de itens produzidos quando esse uso não era questionado. Prova disso é o declínio acelerado da produção de pele na Europa, onde o número de fazendas especializadas caiu 75% desde 2018, segundo a organização belga de direitos dos animais GAIA. Além disso, o abate de animais para a indústria diminuiu quase 40% globalmente no último ano.

Alternativa para o pelo animal: cabelo humano
Como é o caso da já propagada faux fur, a indústria encontra formas de repor a estética e a sofisticação das peles de animais. Um exemplo inusitado é o uso de cabelos humanos em itens de luxo, encontrados cada vez mais em semanas de moda. A tendência começou a aparecer com as gravatas de trança da Schiaparelli, um aceno ao item já previamente produzido pela grife nos anos 1980.
Na festa pós-Oscar 2025, no início de março, a atriz Julia Fox usou um vestido ornado com longas mechas de cabelo. O look, da designer turca Dilara Findikoglu, é uma releitura da pintura O Nascimento de Vênus, do artista renascentista Sandro Botticelli, que tem como um dos destaques o volume e movimento dos cabelos da deusa do amor e da beleza.

Cabelo humano na moda
O uso de cabelo humano na moda já havia sido explorado por grandes designers. Um grande destaque nesse meio é Charlie Le Mindu, que tem a fibra capilar como elemento central de suas criações. Além da moda, o francês também atua como hair designer, e sua proximidade com o cabelo faz as duas profissões se unirem com criatividade.