Confira os destaques da economia alagoana #MA22112024
.
Por Edivaldo Junior | Edição do dia 22/11/2024 - Matéria atualizada em 22/11/2024 às 04h00
Dia de Campo
A Unicafes-AL em parceria com a Coopcaf realizará nesta sexta-feira, 22, um Dia de Campo e Seminário sobre Cooperativismo na Agricultura Familiar, além de um Workshop sobre o Selo Biocombustível Social, reunindo agricultores familiares do Sertão alagoano. O encontro acontece das 9h às 13h, na sede da Coopcaf, em São José da Tapera.
Programação
A programação inclui palestras ministradas por especialistas, discussões sobre práticas inovadoras no cooperativismo e momentos de integração entre agricultores, técnicos e empreendedores. O objetivo do evento é ampliar o conhecimento sobre o setor, incentivar a troca de experiências e fortalecer o papel das cooperativas no desenvolvimento sustentável.
Selo
Além disso, o workshop destacará a relevância do Selo Biocombustível Social como instrumento para ampliar oportunidades de comercialização e inclusão produtiva para os agricultores familiares.
Feira
A 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e da Economia Solidária foi lançada oficialmente nessa quinta-feira, 21, durante uma solenidade na Sedics, em Maceió. O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Seagri e Sistema Unicafes Nacional e Estadual, marca o início das atividades para a feira, que acontecerá de 29 de novembro a 1º de dezembro, no estacionamento do Maceió Shopping.
Programação
O lançamento apresentou a programação e a estrutura da feira, que contará com 50 estandes para expositores do setor, além de espaços para entidades parceiras. Com funcionamento diário das 16h às 22h, a feira reunirá uma ampla variedade de produtos e atrações, incluindo palestras, apresentações culturais, rodas de conversa e o lançamento do Selo Biocombustível Social.
Vitrine
“A feira será uma vitrine importante durante a Black Friday, aproveitando o grande fluxo de visitantes no shopping para promover os produtos da agricultura familiar e da economia solidária de Alagoas. Essa iniciativa reforça a comercialização desses produtos e aproxima as cooperativas e associações do mercado privado”, destacou o secretário executivo do Cooperativismo, Associativismo e da Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior.
Levantamento
Levantamento divulgado na última terça-feira, 19, pela Serasa Experian mostra que 64,9% dos consumidores inadimplentes em Alagoas conseguiram regularizar ou renegociar suas dívidas em até 60 dias após o mês de referência, junho. Apesar do percentual, o estado apresentou o terceiro menor índice de recuperação de crédito entre as unidades da federação analisadas.
Nordeste
No Nordeste, o Maranhão registrou o menor percentual, com 55,9% dos consumidores sanando suas dívidas, seguido pelo Piauí (64,3%). Sergipe lidera o ranking regional, com 73,5%, seguido da Paraíba (72,7%), Ceará (71,5%) e Rio Grande do Norte (69,7%). Pernambuco (66,4%) e Bahia (65%) ficaram logo acima de Alagoas.