loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 28/03/2025 | Ano | Nº 5933
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Produção

Safra 24/25 ultrapassa 17 milhões de toneladas em Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Safra

Com mais de 17 milhões de toneladas de cana processadas, a safra 24/25 segue em Alagoas, contando com apenas uma usina ainda em operação das 15 participantes do ciclo da cana no estado.

Redução

O boletim quinzenal de número 12, divulgado pelo Sindaçúcar-AL e que apresenta os números de produção das usinas até o mês de fevereiro, informa que houve uma redução de 2,4% na quantidade de cana beneficiada em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram processadas 17,4 milhões de toneladas.

Produção

Desde a última semana de agosto do ano passado até o dia 28 de fevereiro, as usinas alagoanas produziram mais de 1,5 milhão de toneladas de açúcar. O boletim quinzenal informa que, em comparação com fevereiro do ano passado, quando o acumulado era de 1,4 milhão de toneladas, foi registrada uma variação positiva de 12,3%.

Etanol

Em relação à produção de etanol, o levantamento aponta que a produção acumulada é de 393.945 milhões de litros. Em comparação com a moagem anterior, quando, em fevereiro de 2023, as usinas haviam fabricado 405.155 milhões de litros, houve uma redução de 2,7%.

Pis

Os cerca de 10,5 milhões de trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988 e seus herdeiros receberão as cotas do antigo fundo do PIS e do Pasep até janeiro de 2026, divulgou nessa terça-feira (11) a Caixa Econômica Federal. Os saques começam em 28 de março e vão até 26 de janeiro de 2026, dependendo da data do pedido.

Mais

O Ministério da Fazenda estima que cada trabalhador receberá, em média, R$ 2,8 mil. O dinheiro pode ser pedido tanto no aplicativo FGTS como na plataforma Repis Cidadão, lançada na segunda-feira (10) pela Fazenda com cerca de seis meses de atraso.

Expoalagoas

A Expoalagoas Genética, promovida pela ACA, conquistou espaço no calendário de eventos do agronegócio do primeiro semestre, sendo espaço para avanço em técnicas de melhoramento genético no Nordeste. O evento deste ano acontece de 13 a 18 de maio, no Parque da Pecuária.

Expectativa

O presidente da ACA, Domicio Silva, aposta em uma exposição de bastante entrega em produção pecuária de ciclo curto e genética moderna no mercado. “A Exposição vem muito forte, e de forma estratégica para disseminar o que há de melhor entres as raças girolando, gir, nelore e do mangalarga marchador”, disse Silva.

Tarifa dos EUA

A tarifa dos Estados Unidos de 25% sobre o aço e o alumínio brasileiros, que entrou em vigor nesta quarta-feira (12), terá impacto expressivo para a indústria siderúrgica do Brasil, mas pouco efeito prejudicial na economia do país em geral, segundo um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Efeitos da medida

O levantamento estima que a medida imposta pelos Estados Unidos pode gerar: Queda de 11,27% nas exportações de aço brasileiro; Redução de 2,19% da produção no setor de metais ferrosos; Perda de US$ 1,5 bilhão em exportações; Queda de 700 mil toneladas na produção anual em 2025.

Relacionadas