Economia
Mercado reduz projeções para crescimento do PIB e inflação em 2025

Mercado
As previsões do mercado financeiro para a expansão da economia e o índice de inflação em 2025 foram reduzidas, de acordo com o Boletim Focus. Para este ano, a expectativa para o crescimento da economia caiu de 2,01% para 1,99%. Para 2026, a projeção para o PIB passou de 1,7% para 1,6%. Para 2027 e 2028, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos.
Indústria
Embalada pelo aquecimento da produção e do consumo, o faturamento real (descontada a inflação) da indústria de transformação cresceu 3,3% em janeiro, divulgou nesta sexta-feira (14) a pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em relação a janeiro do ano passado, o faturamento subiu 12,8%.
IPCA
A inflação, mensurada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou alta de 1,31% no mês de fevereiro, abaixo da expectativa de mercado do último Relatório Focus (7 de março), de 1,35%, e acima do IPCA do mesmo período do ano anterior, de 0,83%.
Dados
Os dados fazem parte do Informativo de Inflação divulgado pela CNM mensalmente. Os preços foram coletados de 30 de janeiro de 2025 a 26 de fevereiro de 2025 (referência) contra os preços vigentes entre 28 de dezembro de 2024 e 29 de janeiro de 2025 (base).
Acumulado
De acordo com o levantamento, o IPCA acumulado em 12 meses chegou a 5,06%, acima do limite superior da meta de inflação do CMN para o ano, de 4,5%. O Informativo da CNM realiza o acompanhamento da evolução do IPCA, que é o indicador oficial de inflação do Governo Federal, e sua meta de cumprimento é determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Abono
Cerca de 1,7 milhão de trabalhadores com carteira assinada nascidos em fevereiro e que ganham até dois salários mínimos podem sacar, desde ontem, 17, o valor do abono salarial do PIS) e do Pasep (ano-base 2023). A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.
Economia
Após recuo em dezembro de 2024, a atividade econômica brasileira cresceu no primeiro mês de 2025, de acordo com informações divulgadas pelo BC. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou alta de 0,9% em janeiro em relação ao mês anterior, considerando os dados dessazonalizados (ajustados para o período).
Mês
No mês, o IBC-Br atingiu 154,6 pontos. Na comparação com janeiro de 2024, houve crescimento de 3,6% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). No acumulado em 12 meses, o indicador também ficou positivo em 3,8%.
ICMS
Segundo apuração realizada em todo país pela CNN Brasil, Alagoas deverá descartar reduzir ou zerar o ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. A medida foi um apelo do presidente Lula (PT) para “segurar” o aumento no preço de alimentos essenciais.