loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 27/03/2025 | Ano | Nº 5932
Maceió, AL
27° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Veículos

Financiamento de veículos cresce 7,3% em fevereiro

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Vendas

O número de vendas financiadas de veículos novos ou usados chegou a 564 mil em fevereiro, uma alta de 7,3% em relação ao registrado no mesmo mês de 2024. Em comparação a janeiro, o resultado se manteve estável.

Veículos

No segmento de automóveis leves, a alta das vendas financiadas foi de 6,7% ante fevereiro de 2024. Comparado a janeiro, houve queda de 1,5%. Já no de motos, houve crescimento de 10,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 11% em relação a janeiro.

Financiamento

E o número de financiamentos de veículos pesados no mês passado foi 1,4% maior do que o de fevereiro de 2024 e 15% maior do que em janeiro.

Segundo

O Brasil foi destaque na produção de aparelhos de ar-condicionado, que registrou um recorde histórico de 5,9 milhões de unidades fabricadas, aumento de 38% entre 2023 e 2024, fazendo com que o país saltasse da quinta para a segunda posição entre os maiores fabricantes do produto no planeta, atrás apenas da China.

Agro

A agropecuária brasileira terminou 2024 com números recordes na produção de ovos e abate de bovinos, frangos e suínos. Considerando apenas pecuária, o abate de bovinos no ano passado cresceu 15,2% em relação a 2023. Foram abatidas 39,27 milhões de cabeças de gado, 5,17 milhões a mais que o registrado em 2023. A última vez que o país tinha abatido um número tão grande de bovinos foi em 2013, quando o volume chegou a 34,41 milhões de cabeças.

IBGE

De acordo com o IBGE, o recorde de 2024 é explicado pelo grande número de fêmeas abatidas (um recorde de 16,9 milhões de cabeças, 19% a mais que em 2023). Esse número foi impulsionado “por uma fase de baixa do ciclo pecuário, iniciada em 2022”.

Fetar-AL

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados e Assalariadas Rurais de Alagoas - Fetar-AL, realizou, sábado passado, 15, em São Miguel dos Campos, o primeiro encontro estadual da categoria que discutiu propostas e pautas para o II Congresso Estadual, que ocorre no próximo mês de abril, em Maceió.

Delegados

As propostas levantadas no encontro, que reuniu delegados e suplentes de 22 sindicados rurais filiados à federação alagoana, serão levadas para votação, no próximo dia 02 de abril, quando será realizada a eleição da mesa diretora para o próximo quadriênio. O evento será realizado no auditório do Senar-AL, em Maceió.

Negociação

Na negociação do acordo coletivo dos trabalhadores rurais do setor canavieiro com empresas e instituições que representam a classe patronal, a Fetar-AL conquistou um aumento de 6% no salário, quando a inflação foi de 4,5%. Com isso, o vencimento dos assalariados e assalariadas rurais do setor permanece como o maior do Nordeste.

Barragem

A equipe técnica do Senar Alagoas visitou, nessa terça-feira (18), a obra de construção de mais uma barragem subterrânea destinada a agricultores assistidos no município de Craíbas.

Relacionadas