Economia
PIB deve crescer 2,3% em 2025, projeta CNI

PIB
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) projeta um crescimento de 2,3% para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2025. A estimativa é inferior à alta de 2,4% prevista no fim do ano passado. Caso se confirme, será o menor desempenho do PIB em cinco anos, representando um recuo de 1,1 ponto percentual em relação à expansão da economia brasileira em 2024, que foi de 3,4%.
Indústria
Segundo a CNI, o PIB da indústria deverá crescer 2%, e o do setor de serviços, 1,8%. Ambos os setores terão queda em suas taxas de crescimento se comparados a 2024, quando registraram altas de 3,3% e 3,7%, respectivamente.
Antecipação
Mais de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS começaram a receber, nesta quarta-feira (24), a primeira parcela do décimo-terceiro salário. O pagamento é feito de forma escalonada, conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), e segue até o dia 8 de maio.
Único
Microempreendedores Individuais (MEIs) já contam com uma nova funcionalidade no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGMEI). A ferramenta permite a emissão de um único Documento de Arrecadação (DAS) para pagar vários meses de tributos, sejam eles vencidos, a vencer ou em aberto.
PAA
Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Governo Federal comprou mais de 2,15 mil toneladas de alimentos produzidos por agricultores familiares em março. O investimento foi de R$ 15,13 milhões, beneficiando 5.545 produtores rurais em todo o país.
Canal
Alagoas contará com o primeiro perímetro irrigado do Canal do Sertão, com o projeto-piloto Gavião, em São José da Tapera. A obra está 90% concluída e vai ampliar o acesso à água, promovendo o desenvolvimento agropecuário, econômico e social no alto Sertão.
Reunião
O Grupo de Trabalho do Conecoop realizou uma reunião na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em Maceió, para discutir pautas tributárias e fiscais voltadas às cooperativas alagoanas. O encontro contou com a presença do secretário especial da Receita Estadual, Kiko Suruagy, e reforçou o diálogo entre o governo e o setor cooperativista.
Compromisso
Representantes de diversas entidades do cooperativismo, incluindo a Unicafes Alagoas, participaram da reunião. Para o presidente da entidade, Antonino Cardozo, a iniciativa marca um avanço importante para o setor. Segundo ele, o encontro fortalece o papel das cooperativas na formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável do estado.
Trabalho
“As cooperativas ganham com esse legado importante na Sefaz, na construção de um trabalho sólido de cuidado e incentivo, sempre buscando compreender melhor as oportunidades fiscais e tributárias. É essa ponte que faz parte da solução para Alagoas”, afirmou Cardozo.