app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5821
Opinião

Hospital Universitário: 50 anos formando pessoas e salvando vidas

.

Por Célio Rodrigues - superintendente do HUPAA-UFAL/Ebserh | Edição do dia 07/10/2023 - Matéria atualizada em 07/10/2023 às 04h00

Chegamos a meio século de vida. O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), unidade da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebra seus 50 anos de existência no dia 15 de outubro. Até aqui, um caminho de conquistas, desafios, profissionais formados e especializados e muitas vidas salvas.

O projeto de construção do Hospital Universitário surgiu pela necessidade de efetivar o campo de prática para o ensino e a pesquisa dos acadêmicos da Faculdade de Medicina de Alagoas. Foi desse modo que nasceu a idealização do hospital-escola. Desde o seu início, portanto, o compromisso do Hospital Universitário é ensinar para transformar o cuidar.

Em março de 1968, em fase de construção, o Hospital das Clínicas, como era chamado à época, contava com a primeira etapa concluída. Quatro anos depois, a Universidade Federal de Alagoas assinou convênio internacional com o objetivo de fortalecer seus cursos e serviços odontológicos e médicos por meio do projeto Hope, da Universidade de Havard. Em 1973, o Hospital-Hope aportou em Maceió aliando prática, tecnologia avançada e corpo docente multiprofissional de altíssimo nível para qualificar profissionais. Deu tão certo que, em 15 de outubro do mesmo ano, foram iniciadas as atividades de docência e assistência no Hospital Universitário.

Cinquenta anos depois deste grande feito, somos o único hospital de ensino público federal em Alagoas. Reconhecidos pelos diversos segmentos da sociedade alagoana como uma instituição de referência tanto por sua área física e por seu corpo clínico como também pelo empenho na formação profissional e pela vasta gama de ações realizadas em assistência, ensino, pesquisa e extensão.

No HUPAA-UFAL/Ebserh, são, por mês, cerca de 14 mil pessoas sendo acolhidas, tratadas e acompanhadas por nossos profissionais de saúde das mais diversas formações e especialidades. Movimento esse que nos faz produzir 41.230 exames laboratoriais, de imagem e de endoscopia e 370 procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidades.

Alta complexidade é um dos nossos diferenciais de atuação. No nosso Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), referência para o tratamento de câncer no estado de Alagoas, também acolhemos, tratamos e acompanhamos em torno de 2.300 vidas a cada mês. Realizamos, ainda, 714 quimioterapias, 268 pronto-atendimentos oncológicos e 70 radioterapias mensalmente.

Ainda sobre salvar vidas, na nossa maternidade, mulheres dão à luz 168 bebês por mês. Além disso, essa unidade realiza, mensalmente, 470 atendimentos e classificações de risco e 270 internações. Ainda dispomos de modernos equipamentos de medicina nuclear, unidade de doenças infecciosas e parasitárias, banco de sangue, unidades de nefrologia e reumatologia, salas de aula no centro de estudos, brinquedoteca para as crianças internadas, entre outras importantes estruturas e espaços.

Somos uma instituição de saúde mantida com recursos do Sistema Único de Saúde e alicerçada nos seus princípios pétreos: universalização, garantindo o acesso de todos à saúde; equidade, criando meios para diminuir as desigualdades de acesso; e integralidade, pensando e agindo com foco na promoção da saúde, na prevenção de doenças, no tratamento e na reabilitação de nossos pacientes.

Mas para os próximos 50 anos, o que queremos?

Seguiremos batalhando, de forma incansável, por assistência, ensino, pesquisa e gestão de qualidade. Buscaremos ampliar cada vez mais investimentos humanos, materiais e infraestruturais para que nosso Hospital Universitário cumpra sua mais nobre missão: formar pessoas e salvar vidas.

Mais matérias
desta edição