app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5865
Opinião

Construtores XX .

.

Por Laurentino Veiga – Ex professor de Economia do Cesmac | Edição do dia 12/12/2023 - Matéria atualizada em 12/12/2023 às 04h00

O advogado Theobaldo Vasconcelos Barbosa concluiu a escolaridade média no Colégio Guido de Fontgailand, onde foi presidente do Grêmio literário José de Alencar. Fundou a União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (UESA). Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela tradicional Faculdade de Direito, hoje, Casa do Advogado Aurino Malta. Em 1951, quando Dr. Arnon de Mello assumiu o Governo fora convidado para ser Chefe de Gabinete.

Em 1954, elegera-se vereador da capital pela União Democrática Nacional (UDN). Em 1958 concorreu à Câmara Municipal de Maceió sendo reeleito. Em 1963, pela primeira vez, assumiu o mandato de Deputado Federal, reeleito em 1966. Em 1970 fora reeleito Deputado Estadual. Pela sua liderança inquestionável. Logo em seguida, foi escolhido por unanimidade. Presidente da Assembleia legislativa.

Preparava-se para disputar novo pleito à Câmara Federal, com amplas chances de vitória, exercera as funções de vice-governador de Guilherme Palmeira em 1979. Exerceu a Chefia do Governo estadual com ética, capacidade gerencial, e, sobretudo, com honestidade reconhecida. Fora Diretor da Gazeta de Alagoas, ampliando o Jornal Gazeta de Alagoas. Notabilizou-se pelas notas publicadas de cunho político. Presidiu a extinta TELASA, integrou as diretorias das empresas imobiliárias: Bandeirantes Organização Limitada (BORGIL), BELTERRA Imobiliária Ltda., e do Banco Agro-Mercantil de Alagoas.

Fundador e Presidente da Associação dos Produtores de Coco do Estado de Alagoas. Dando, assim, expansão ao cultivo do coco que tinha mercado garantido junto à Ásia e África. Homem culto, publicou alguns livros, a saber: Espírito de Servir (1982), Além do Sério - Memórias de um Político Alagoano (1998), recebendo crítica favorável nacional. Teve fama de austero e costumava dizer que o homem público, além de ser honesto, deveria ser escrupuloso. Cumpriu sua carreira política sendo elogiado pela sociedade alagoana.

Mais matérias
desta edição