app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5743
Opinião

Resiliência .

.

Por Editorial | Edição do dia 05/06/2024 - Matéria atualizada em 05/06/2024 às 04h00

A economia brasileira apresentou um desempenho positivo no primeiro trimestre de 2024, com um crescimento de 0,8% em relação ao último trimestre de 2023. Na comparação, com o mesmo período de 2023, o incremento foi de 2,5%.

Segundo analistas, esse crescimento reflete uma recuperação econômica após dois trimestres de estabilidade, destacando a resiliência do consumo e dos serviços como fatores cruciais, impulsionado pelo mercado de trabalho aquecido. Dados do Caged mostram que foram criadas mais de 730 mil novas vagas de emprego formal no primeiro trimestre, bem acima, portanto, das 520,3 mil vagas criadas em igual período de 2023

Nesse contexto, a expansão da renda dos brasileiros desempenhou um papel importante no aumento do PIB, indicando uma melhora no poder de compra e na confiança do consumidor. Além disso, a estabilidade dos dois trimestres anteriores pode ter estabelecido uma base sólida para o crescimento atual.

No entanto, é crucial monitorar se essa tendência se mantém nos próximos trimestres. Fatores externos e internos, como a inflação, políticas fiscais e monetárias e o cenário global podem influenciar a trajetória econômica do País. .

Mais matérias
desta edição