app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5790
Opinião

A falta de dinheiro é a coisa mais aterrorizante na vida de uma pessoa

.

Por Mauro Condé - palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco | Edição do dia 24/07/2024 - Matéria atualizada em 24/07/2024 às 04h00

Num instante de desespero a correta professora, que leciona para alunos do ensino médio, enfia uma meia calça na cabeça, saca uma arma de dentro da bolsa, corre para dentro de uma agência bancária e anuncia aos berros um assalto.

Como assim?

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes histórias disponíveis no streaming do Cine Belas Artes.

Elas me levaram para a cidade de Sófia, na Bulgária, onde fui recebido por Margita Gosheva, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

- Aprenda a priorizar seus gastos... jamais troque o telhado de uma casa se as paredes, instalações elétricas/ hidráulicas e piso estiverem mofados, estragados e em mau estado... caso contrário você nunca será capaz de gerenciar qualquer coisa na vida.

Margita é a atriz que faz o papel da professora Nadezhda no filmaço “A Lição”.

Um dia, ela se depara com a denúncia de um roubo dentro da sala de aula e tenta de tudo para dar aos alunos e ao ladrão uma lição de moral sobre o certo e o errado.

Quando sai da escola, se assusta ao chegar em casa e ver o marido discutindo alto com um oficial de justiça que tenta entregar uma carta de despejo, por falta de pagamento das últimas prestações de compra da casa.

Surpresa, ela se irrita com o marido ao descobrir que ele havia desviado o dinheiro das prestações para outros gastos menos importantes, sem avisá-la de seu erro.

Com a casa indo para leilão, consegue uns poucos dias para quitar a dívida.

Tem um bom dinheiro para receber derivado de serviços de tradução prestados para uma grande empresa, porém ao tentar recebê-lo recebe a triste notícia da falência da mesma.

Então apela para um empréstimo com perigosos agiotas para ganhar mais tempo, até arranjar uma solução definitiva, mas falha em conseguí-la.

Vive uma história de horror nas mãos dos agiotas que a pressionam, ameaçam, subjugam e até a assediam.

Razão pela qual tenta conseguir o dinheiro a qualquer custo.

Adaptada de fatos reais contidos nas páginas de jornais búlgaros... esta história me fez lembrar de um curioso jogo de tabuleiro chamado “Mão de Vaca”.

Ele ensina, de forma lúdica, a arte de cobrir suas despesas, escolhendo o que não pagar de imediato se só tiver em mãos várias contas e boletos e uma quantia muito limitada de dinheiro.

Mais matérias
desta edição