.
Patrimônio ameaçado .
.

Comemorou-se ontem o Dia da Amazônia, como forma de voltar a atenção da população para uma das maiores reservas naturais do planeta. A data foi escolhida por coincidir com a data de criação da província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II.
Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta. O bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos.
Apesar de sua grandiosidade, a floresta sofre com diversas ações praticadas pelo ser humano, como o desmatamento, o garimpo ilegal, a grilagem de terras e as queimadas. Além disso, o aquecimento global impacta diretamente a Amazônia, aumentando a ocorrência de secas e alterando os padrões de precipitação. Essas mudanças enfraquecem a capacidade de regeneração da floresta e afetam seu equilíbrio ecológico.
Mais do que festejar o Dia da Amazônia, é preciso informar à sociedade sobre as principais ameaças à biodiversidade da floresta e sensibilizá-la para a necessidade do desenvolvimento de uma economia verde para a região.