loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 27/03/2025 | Ano | Nº 5932
Maceió, AL
30° Tempo
Home > Opinião

.

Dois anos de avanços na gestão de água no Sertão de Alagoas

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Há exatos dois anos, iniciamos uma desafiadora missão: levar água do Baixo São Francisco ao Alto Sertão de Alagoas. Apesar de ainda termos um longo caminho a percorrer num contrato de 35 anos de concessão – com o compromisso de universalizar o acesso à água até 2027, o segundo aniversário de nossa operação vem acompanhado de uma satisfação especial.

A partir de agora, depois de um exaustivo trabalho de diagnóstico, planejamento, combate às perdas de água e outras inúmeras etapas nem sempre perceptíveis aos olhos da população, o desafio assumido pela Águas do Sertão começa a apresentar seus primeiros resultados, com diversos povoados e localidades recebendo água com regularidade pela primeira vez.

No cenário nacional, o Brasil enfrenta o desafio monumental de cumprir o Marco Legal do Saneamento, visando a universalização do acesso à água e tratamento de esgoto até 2033. Alagoas, no entanto, lidera o caminho ao ser um dos primeiros estados a cultivar a ideia de concessões, atraindo os investimentos necessários para essas melhorias essenciais.

Com R$ 1,8 bilhão pagos na outorga e cerca de R$ 100 milhões investidos apenas nesses primeiros 24 meses, a Águas do Sertão está caminhando para transformar a vida das mais de 600 mil pessoas que habitam os 34 municípios de atuação da concessionária, como Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e Penedo, com mais de 28 mil novos endereços já conectados à rede de abastecimento e mais de 8 mil famílias inseridas no benefício da Tarifa Social. Mais do que infraestrutura, essas ações representam uma promessa de saúde, dignidade e melhoria na qualidade de vida.

Ao abordar a questão do saneamento, Alagoas também está colhendo frutos econômicos tangíveis. A geração de mais de mil empregos diretos e indiretos na região pela Águas do Sertão é um testemunho do potencial de transformação que as melhorias em saneamento trazem. Trata-se não apenas de infraestrutura, mas de impulsionar a economia local, treinando e capacitando a força de trabalho para um futuro mais sustentável.

O compromisso com a inovação tecnológica se manifesta no uso de soluções como o monitoramento em tempo real das redes, além do aumento do uso de fontes de energia renovável. No entanto, os desafios permanecem, e há muito a ser feito para que o Brasil como um todo alcance as metas estabelecidas no Marco Legal do Saneamento.

O exemplo de Alagoas ilustra que, embora o caminho seja cheio de desafios, os avanços são possíveis quando há compromisso e estratégia. À medida que o estado transforma sua infraestrutura de saneamento, estabelece também uma referência para outros estados brasileiros na busca por progresso e bem-estar social universal.

Relacionadas