O tempo passa rápido .
.
Por MILTON HÊNIO - médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 28/09/2024 - Matéria atualizada em 28/09/2024 às 04h00
Como o tempo passa rápido! A marcha do tempo é inexorável. Ninguém pode pará-la, como ninguém pode fazer com que ela retroceda ou se acelere, e a ninguém é concedida a possibilidade de fugir de nenhuma de suas etapas. Batalhamos todos os dias por um viver melhor, mais saudável. Procuramos de todas as formas caminhar pela vida retirando as pedras do caminho com fé e confiança em Deus. Aprender a envelhecer equivale a aprender a viver. E podemos afirmar ser de extrema importância viver o domingo da vida, que é a fase em que envelhecemos, com alegria, entusiasmo, sabedoria e de forma saudável. “Cada minuto de nossa vida é um milagre que não se repete” – diz o escritor Fernando Pessoa.
O tempo se reflete no nosso mundo interno, na maneira como reagimos a ele nas diversas fases da vida. Acontece que, com a chegada da vida adulta, tudo muda. Parece que entramos numa dimensão em que tudo precisa ser acelerado. É o início de uma contagem regressiva. Você também sente que o tempo está voando? Imagino que sim. Essa sensação, que é comum a muitas pessoas, compreende diferentes regiões do cérebro associadas à memória, à emoção e aos neurotransmissores. São os níveis de dopamina no organismo que que influenciam essa percepção.
Uma infinidade de escolhas estão a nossa disposição; vale a pena fazermos um esforço e escolhermos a alegria ao invés da tristeza, darmos um sentido de vida a essa caminhada terrena e, dessa forma, aproveitarmos o precioso tempo que temos a nossa disposição para sermos felizes e fazermos os outros que nos rodeiam.
Eternizar o tempo, a meu ver, é deixá-lo registrado com a satisfação, o prazer e não o arrependimento, não com o gosto amargo de uma vida sem intensidade. Eternizar o tempo é viver fazendo o que se gosta, estando com quem se gosta e sendo como quem gostaríamos de ser. Eternizar o tempo é viver um dia de cada vez.
Como o tempo passa depressa quando não queremos que ele corresse. Às vezes é lento quando queremos que passe logo, e às vezes não reparamos que ele está passando. Algumas vezes só reparamos quando queremos revivê-lo. Portanto, meu caro leitor, valorize o que você tem hoje, porque a vida é como um livro, cada página uma história. Não deixe para amanhã, o que você pode fazer hoje e aproveite cada minuto de sua vida, porque o tempo não volta, o que volta é vontade de voltar no tempo.