app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5874
Opinião

Construtores de Alagoas LXIV .

.

Por Laurentino Veiga – economista e ex-professor do Cesmac | Edição do dia 29/10/2024 - Matéria atualizada em 29/10/2024 às 04h00

“Educação é patrimônio que não se gasta; é moeda corrente em todos os idiomas. Costumo aconselhar aos mais jovens que não pretendam ser autoridades investidas de diploma; mas autoridade do conhecimento que não se compra ou recebe de favor. O reconhecimento alheio é a melhor garantia de desempenho”.

José Medeiros graduou-se pela Faculdade de Medicina de Alagoas (1957) e em Odontologia (1967). Especializou-se em Microbiologia pela Faculdade de Odontologia da UGMG (1957), estagiou no Conjunto Senatorial de Curicica Hospital Escola (1957), bem como em Fluidoterapia (1958) e Radiologia Torácica (1959). Participou de cursos de atualização em Pneumologia, no Departamento de Doenças do Tórax da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (1963 e 1968), em Hematologia Clínica e Psicologia (1965), Didática F.O. Ufal (1968), e participou do Ciclo da ADESG-AL (1971). Por outro lado, exerceu as funções de pró-reitor para Assuntos Estudantis e Culturais da Ufal.

Foi presidente da Fundação Governador Lamenha Filho, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), além de secretário de Educação do Estado (1978) e secretário de Saúde do Estado (1993). O dr. José Medeiros, pelos relevantes serviços prestados a Alagoas, fora recipendiário dos seguintes títulos: membro Sociedade de Medicina de Alagoas, membro da Sociedade Brasileira de Microbiologia Oral, da Associação Alagoana de Imprensa, do vetusto Instituto Histórico e Geográfico der Alagoas, Medalha Comemorativa do 10º Aniversário da Ufal, sócio colaborador da ADESG -AL, e membro da American Association of Community and Junior Colleges, New York (USA).

Conheci o médico-escritor. homem público probo, ético, e, principalmente, competente nas suas atividades profissionais. Merece, pois, ser inserido na série Construtores de Alagoas na prestimosa Gazeta de Alagoas. Por fim, abrilhantou todas as instituições a que pertencera, e, ao mesmo tempo, fez jus as homenagens recebidas em vida.

Mais matérias
desta edição