Manejo sustentável .
.
Por Editorial | Edição do dia 29/11/2024 - Matéria atualizada em 29/11/2024 às 04h00
Os dados recentes da Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2023, divulgados pelo IBGE, trazem uma boa notícia: 99,8% dos municípios brasileiros contam com serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Essa ampla cobertura é um marco para o País, refletindo um avanço significativo na organização desses serviços essenciais, sobretudo no Nordeste, que lidera com 99,9% dos municípios atendidos.
Apesar desse progresso, o uso de lixões a céu aberto em 31,9% das cidades ainda representa um grande desafio ambiental e social. A migração para soluções mais adequadas precisa ser acelerada.
Destaque-se que Alagoas encerrou todos os lixões em 2018, tornando-se o primeiro estado do Nordeste a fazê-lo. O feito foi resultado de um projeto desenvolvido pelo Ministério Público Estadual, em parceria com a AMA, o IMA e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Os números do IBGE destacam tanto os avanços quanto os obstáculos na gestão de resíduos sólidos no Brasil. O compromisso com o fim dos lixões e a ampliação do uso de tecnologias ambientalmente corretas é essencial para garantir um futuro mais sustentável..