loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 01/03/2025 | Ano | Nº 5915
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Opinião

.

Educação de qualidade .

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A tramitação do Novo Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência até 2034, deve ser uma das prioridades do debate político em 2025. O projeto, em análise na Câmara dos Deputados, estabelece um conjunto ambicioso de metas, abrangendo desde a pré-escola até o ensino superior.

A educação no Brasil tem experimentado transformações significativas nas últimas décadas, com destaque para a universalização do ensino e a ampliação do acesso ao ensino superior.

No entanto, desafios como a qualidade, a evasão escolar e as desigualdades regionais persistem, exigindo contínuos investimentos e aprimoramento das políticas educacionais.

Embora o plano estabeleça 18 objetivos e 253 estratégias, sua implementação dependerá de um financiamento adequado e da cooperação entre União, estados e municípios. Sem esses elementos, as metas correm o risco de permanecer no papel.

Diante desse cenário, é essencial que a sociedade civil acompanhe e cobre a implementação do novo PNE. Trata-se de um compromisso com o futuro do Brasil. A educação de qualidade não pode ser apenas uma questão retórica; deve ser uma realidade acessível a todos..

Relacionadas