Crise hídrica
Recurso ameaçado

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é o momento propício para a reflexão sobre a gestão dos recursos hídricos no Brasil e os desafios que ameaçam esse bem fundamental à vida. O País abriga cerca de 12% da água doce do planeta, mas a abundância não significa acesso universal ou uso sustentável.
A crise hídrica é uma realidade crescente, impulsionada por desmatamento, poluição e mudanças climáticas. O desperdício e a má distribuição agravam o problema. Paralelamente, o saneamento básico segue como uma dívida social histórica: quase 100 milhões de pessoas não têm esgoto tratado, e cerca de 35 milhões carecem de água encanada.
Um estudo inédito sobre os impactos econômicos e sociais da universalização do saneamento em Alagoas será apresentado nesta segunda-feira (24), durante o Gazeta Summit Água, evento promovido pela Organização Arnon de Mello.
A solução para a gestão sustentável dos recursos hídricos exige investimentos em infraestrutura, políticas públicas eficazes e um compromisso coletivo com a preservação dos mananciais. Sem um esforço conjunto entre governos, empresas e sociedade, a escassez de água e os impactos ambientais seguirão ameaçando o futuro do País..