Editorial
Deficiência

Os recentes resultados de avaliações internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2022 e o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) de 2023, evidenciam uma preocupante deficiência no aprendizado de matemática entre os estudantes brasileiros.
No PISA 2022, o Brasil ocupou a 65ª posição em matemática entre 81 países avaliados, ficando atrás de nações como Chile, Uruguai e Peru. Já o TIMSS 2023 revelou que 51% dos alunos do 4º ano do ensino fundamental não alcançaram o nível básico de proficiência em matemática, indicando dificuldades em operações simples.
Diante desse cenário alarmante, o Ministério da Educação lançou a “Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática”, que busca coletar contribuições de aproximadamente 600 mil educadores do ensino básico e da educação profissional e tecnológica da rede pública.
A participação ativa dos professores nessa escuta é fundamental. Somente com o envolvimento direto dos educadores será possível identificar as lacunas existentes e assegurar que os estudantes brasileiros tenham acesso a uma educação matemática de qualidade, capacitando-os para os desafios do futuro.