Tenente-coronel é preso após agressão a advogada de coligação
Confusão ocorreu na madrugada dessa quinta-feira (3), na cidade de Lagoa da Canoa
Por Da Redação | Edição do dia 04/10/2024 - Matéria atualizada em 04/10/2024 às 00h12
Após agressão sofrida por uma advogada em Lagoa da Canoa, na madrugada de ontem, o comandante geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), coronel Paulo Amorim, determinou a condução do acusado da violência, o tenente-coronel Ozelito Martins da Rocha, que é da reserva, à Corregedoria da corporação, onde permanecerá detido. Já a guarnição que participou da ocorrência encontra-se detida na sede do 3º Batalhão, em Arapiraca.
O militar de alta patente foi preso após agredir verbalmente e fisicamente Alice Rikelly da Silva Teles, assessora da prefeita da cidade e advogada da coligação “Para Frente Canoa”.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o PM diz que “advogada para mim é merda, agora me filma”, e, logo em seguida, a agride fisicamente.
A candidata à Prefeitura de Lagoa da Canoa, Edilza Alves (PP), disse, em sua página no Instagram, que outros dois homens da coligação foram ameaçados por um homem armado.
As imagens mostram também uma grande confusão envolvendo o coronel Ozelito, que atua como assessor do candidato opositor, Jairzinho Lira. Na ocasião, ele bate em outro carro e, em seguida, tenta abrir a porta e desfere chutes contra o veículo. Outro homem de camisa preta tenta retirar à força o motorista do carro. O coronel aparece com uma arma nas mãos. Ao todo, quatro homens surgem na filmagem.
Em nota, o Comando da PM - diante dos fatos ocorridos na cidade - ordenou a condução do tenente-coronel da reserva à Corregedoria da corporação, onde será ouvido e ficará detido.
A PM informa que tais procedimentos são necessários para o desencadeamento das medidas administrativas pertinentes ao caso, conforme as normas vigentes.
Diante dos fatos ocorridos na madrugada desta quinta-feira, em Lagoa da Canoa, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado, coronel Paulo Amorim, ordenou a condução do tenente-coronel Ozelito Martins da Rocha, que se encontra na reserva, às dependências da Corregedoria da Polícia Militar, em Maceió, onde permanecerá detido e será ouvido.
A guarnição ostensiva que participou da ocorrência no município encontra-se na sede do 3º BPM, em Arapiraca, onde permanece detida e prestará esclarecimento. Tais procedimentos são necessários para o desencadeamento das medidas administrativas pertinentes ao caso, conforme as normas vigentes.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas antecipou a formulação do Plano de Segurança para as eleições deste ano, cujo teor foi devidamente apresentado, recebendo inclusive o aval da Justiça Eleitoral.
É oportuno destacar que o Plano de Segurança já está em plena execução, com deslocamentos de tropas para municípios do interior. Cada sessão eleitoral contará com uma guarnição das forças estaduais, com um oficial sempre presente. Além da ação preventiva, a Polícia Civil estará em todas as regiões, com um delegado em cada município para recepcionar as demandas inerentes à polícia judiciária.
A determinação do governador Paulo Dantas à Secretaria de Segurança Pública do Estado é de que todos os esforços sejam realizados, a fim de que o Plano seja bem sucedido, como ocorreu nas eleições de 2022, amplamente destacado pelo clima de tranquilidade.
A missão é de colaboração máxima com a Justiça Eleitoral, no sentido de que o pleito transcorra com a mesma normalidade do anterior e que assim os cidadãos e cidadãs alagoanos possam democrática e livremente se manifestarem nas urnas, escolhendo pelo voto popular seus representantes municipais.
*Com assessoria